São Paulo: (11) 3787-1960

Litoral: (13) 3228-2429

Espanhol
Inglês
Brasil
laudos on-line

Notícias

31 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

30/3/2017 - ZH - Zero Hora
Imagem

31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, data criada para incentivar os brasileiros a refletirem sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis e, consequentemente, uma boa qualidade de vida e bem-estar.

Segundo o IBGE, o nosso hábito alimentar tem se resumido em consumo excessivo de açúcar, gorduras saturadas e principalmente sódio, o que nos leva a um grande aumento de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, aumento no risco de infarto e derrame cerebral e também diabetes, que pode desencadear Retinopatia Diabética, uma das principais doenças oftalmológicas (Saiba mais em: https://goo.gl/9xRA2M)

O Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa revelando que anualmente cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país totalizando em praticamente metade da população fora do peso ideal, ou seja, a mudança e a reeducação alimentar dos brasileiros nunca foi tão necessária. Inclusão de alimentos naturais como verduras, legumes, grãos integrais e frutas nas refeições são fundamentais para uma alimentação balanceada.

O Ministério da Saúde também listou 10 hábitos que podem melhorar a sua alimentação:

1) Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia.

2) Inclua diariamente seis porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos, como as batatas, e raízes, como a mandioca, nas refeições.

3) Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana, combinação completa de proteínas.

5) Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos.

6) Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

8) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9) Beba pelo menos dois litros de água por dia.

10) Torne sua vida mais saudável, pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.


Responsável técnico: Dr. Jorge Mitre | CRM: 28420
Desenvolvido por Olivi Publicidade