São Paulo: (11) 3787-1960

MÊS NACIONAL DO COMBATE AO GLAUCOMA

23/5/2017 - Departamento de Marketing
Imagem

26 de Maio celebramos o dia nacional de combate à doença que atinge cada vez mais brasileiros: o Glaucoma. A doença, tem como principal causa a elevação da pressão ocular, que causa danos ao nervo óptico e, com isso, a acuidade visual é afetada. Sem controle, a doença pode levar à cegueira irreversível. Segundo estimativa divulgada pela OMS, 65 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com glaucoma em todo o mundo, sendo 900 mil só no Brasil.

O glaucoma é perigoso. Na maioria dos casos desenvolve-se lentamente, no decorrer de meses ou anos, sem ocasionar nenhum sintoma. Alguns pacientes poderão experimentar sintomas vagos como perda de visão lateral, visão embaçada ou dificuldade em adaptar-se a ambientes escuros, mas ainda assim são importantes avisos de que é necessário um exame ocular completo.
Embora qualquer pessoa esteja sujeita à ocorrência do glaucoma a qualquer tempo, alguns grupos de risco incluem:
 Negros;
 Diabéticos;
 Idosos;
 Usuários de colírio com corticoides;
 Portadores de alto grau de miopia;
 Pessoas com problemas cardiovasculares;
 Pessoas com histórico familiar da doença.

A data tem como objetivo propiciar reflexão e conscientização de que um diagnóstico precoce pode evitar sua rápida progressão. O glaucoma é uma doença crônica que dura toda a vida, e é necessário que o paciente fique em observação e faça tratamentos contínuos para manter controlada a pressão intra-ocular, evitando a perda da visão. Quanto mais rápido se descobrir e tratar a doença, menor será a perda. O glaucoma pode ser tratado com colírios, comprimidos ou ainda, em alguns casos, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

Responsável técnico: Dr. Jorge Mitre | CRM: 28420
Desenvolvido por Olivi Publicidade