Conteúdo

Contatologia: conheça a especialização em lentes de contato

Conhecida como uma especialização da optometria, a contatologia é voltada à adaptação das lentes de contato nos olhos. Para explicar melhor o que é a contatologia, vamos começar falando sobre optometria.

O que é optometria?

Essa prática profissional foca em realizar medições relacionadas à visão. O optometrista é o responsável por identificar e diagnosticar possíveis problemas, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.
Eles não tratam ou curam o globo ocular, mas podem prescrever receitas para óculos e lentes. Esses profissionais podem fazer prescrições porque as lentes de contato e os óculos não são considerados medicamentos.

O que é contatologia?

Sendo uma especialidade da optometria, a contatologia é uma ciência que estuda o olho – mais especificamente, a córnea e o uso das lentes de contato. Esse profissional entende sobre as curvaturas corretas da córnea, mas também o diâmetro, tensão palpebral e qual o material mais adequado para cada tipo de olho.

O que faz um contatólogo?

O profissional especialista em lentes de contato é responsável, por exemplo, por auxiliar na transição do uso de óculos para lentes, indicando a escolha do melhor produto. Um optometrista pode se especializar como contatólogo – e a profissão é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta