homem com dor de cabeça

4 doenças de visão que dão dor de cabeça e tontura

Dor de cabeça e tontura

Dor de cabeça e tontura são, infelizmente, sintomas que atingem muitas pessoas no dia a dia. Porém, é difícil apontar a causa específica deles, tendo em vista que inúmeros problemas e doenças os listam em seu quadro de sintomas. Muitas dessas causas estão relacionadas a visão, por isso, no post de hoje, vamos falar sobre as doenças oculares que podem dar dor de cabeça e tontura. Confira abaixo as principais!

1. Miopia

A miopia é um dos erros refrativos mais comuns e responsável por fazer muita gente precisar usar óculos. Quando alguém apresenta dificuldades para enxergar o que está mais distante, provavelmente possui algum grau de miopia. Isso acontece pois, nos indivíduos míopes, a imagem captada pelo olho é formada à frente da retina, em vez de ser formada na própria retina – que seria o correto –, consequentemente, a visão do que está distante fica turva e sem nitidez. Além da visão embaçada para o que está longe, os sintomas de miopia incluem lacrimejamento excessivo, fotofobia, dor nos olhos, dor de cabeça e tontura.

2. Hipermetropia

Diferentemente do que acontece na miopia, quando o indivíduo apresenta algum grau de hipermetropia, ele tem dificuldades de enxergar com nitidez o que está perto, pois a imagem captada pelo olho forma-se apenas atrás da retina. Isso prejudica principalmente a capacidade de leitura das pessoas. Além de dor de cabeça e tontura, a hipermetropia também causa ardor e vermelhidão nos olhos, lacrimejamento e cansaço ocular.

Dor de cabeça e tontura

3. Astigmatismo

O astigmatismo também é um erro de refração que afeta muitas pessoas e cujos sintomas incluem dor de cabeça e tontura. Nesses casos, o erro se deve ao fato da córnea ter um formato mais oval de que arredondado, o que distorce a luz quando ela é captada pelo olho. Assim, as pessoas com astigmatismo costumam ver todas as imagens turvas, distorcidas ou borradas, tanto de perto quanto de longe. Além de dor de cabeça e tontura, pessoas com astigmatismo podem experienciar visão dupla, ardor, vista cansada, dor nos olhos, vermelhidão, necessidade de apertar os olhos para enxergar, entre outros sintomas.

4. Dor de cabeça e tontura na enxaqueca ocular

A enxaqueca ocular, também conhecida como enxaqueca oftálmica, é a manifestação de alguns sintomas antes da enxaqueca começar, ou seja, na maioria dos casos, ela precede a enxaqueca “comum”. Apesar de nem todas as pessoas que sofrem de enxaqueca sentirem também a enxaqueca ocular, nos casos em que ambas se manifestam, os pacientes relatam muito desconforto e tensão. A enxaqueca ocular é caracterizada por algumas alterações na visão, como o aparecimento de flashes de luz em formatos diferentes e até mesmo perda de parte do campo visual.

Indivíduos com determinadas alterações na musculatura do olho também podem sofrer de enxaqueca ocular, sem essa estar ligada a enxaqueca comum, devido à grande fadiga ocular que essa musculatura incorreta causa nos olhos. Esses flashes de luz e a perda de parte da visão costumam vir acompanhados de dor de cabeça e tontura.

Independente de qual for a doença ocular causadora da dor de cabeça e tontura, é imprescindível consultar um oftalmologista para receber o diagnóstico correto e dar início ao tratamento. Muitos outros problemas oculares podem ter sintomas parecidos, como a tensão ocular, a presbiopia, o deslocamento de retina etc. e só um médico é capaz de distingui-los. Frequente uma clínica oftalmológica de referência e garanta a saúde da sua visão.

Se você gostou deste artigo e deseja ler mais sobre a saúde dos olhos, curta nossa página no facebook.

Hospital de Olhos
MENU