Você sabe o que é acuidade visual?

Foi ao oftalmologista, para uma consulta de rotina, e o especialista te pediu para ler algumas letras em um papel colado na parede?

Esse teste, tão comum de ser realizado em consultórios, por não precisar um preparo prévio por parte do paciente, tem como intuito descobrir a acuidade visual da pessoa.

Mas, você sabe o que é medir a acuidade visual de alguém? Mesmo com um nome aparentemente difícil, entender qual o grau de acuidade visual de uma pessoa é nada mais do que medir qual a sua capacidade funcional de visão.
Ou seja: quanto melhor e com menos dificuldade a pessoa conseguir concluir o teste, mais facilidade para enxergar ela tem e melhor é sua acuidade visual. E vice-versa.

Como saber se você tem uma boa acuidade visual?

Existem dois testes que conseguem medir a acuidade visual de uma pessoa. O mais popularmente conhecido deles é aquele que utiliza como base do exame a Tabela de Snellen. Fácil de encontrar em diversas clínicas oftalmológicas, a tabela é formada por diversas linhas preenchidas por letras, que vão reduzindo de tamanho gradualmente.

O teste a partir da tabela pode ser realizado por um oftalmologista, um optometrista, um técnico em óptica ou por um enfermeiro.

Há também a opção do teste que utiliza equipamentos mais modernos. O nome dele é Potencial de Acuidade Macular (PAM) e, por utilizar um equipamento robusto, ele é indicado por ser mais preciso e conseguir identificar: doenças oculares, traumas e acidentes recentes nos olhos e a presença de catarata.

Qual a importância de saber sua acuidade visual?

Ao saber como anda sua acuidade visual, é possível identificar se sua visão espacial está boa o suficiente para que você enxergue o contorno e a forma dos objetos.

Isso, além de ser um parâmetro para o quão bem você está enxergando, também diz muito sobre a saúde da nossa visão, já que esses pequenos empecilhos podem significar, a longo prazo, doenças oculares mais complexas.

Por isso, é importante estar com a visita ao oftalmologista em dia, tanto para não ser pego de surpresa, quanto para, caso haja alguma complicação na visão, a mesma seja tratada ainda no início.

 

Hospital de Olhos
MENU