coceira nos olhos

Coceira nos olhos: 4 motivos para acontecer

coceira nos olhos

Se pararmos para prestar atenção em absolutamente todos os movimentos que fazemos, é muito provável que percebamos que frequentemente coçamos os olhos sem tomar consciência disso. E nesse movimento de coçarmos os olhos sem percebermos, é muito provável que deixemos passar sintomas de condições que poderiam ser tratadas facilmente. Ou ainda, que só procuremos ajuda médica quando o quadro se torna mais grave e precisa de intervenções mais sérias.

Pensando nisso e em te ajudar a manter a sua saúde sempre em dia, preparamos um conteúdo completo sobre os 4 motivos que podem provocar coceira nos olhos. Leia este texto até o final e entenda.

1. Alergias provocam coceira nos olhos

A coceira nos olhos é um sintoma comum de muitas alergias, mas principalmente as respiratórias. Geralmente, além de coçarem muito, os olhos lacrimejam em abundância e ficam vermelhos. Em alguns casos, também é comum que os pacientes experimentem fotofobia. Ou seja, uma sensibilidade aumentada à luz.

Nesses casos, é possível tratar a crise alérgica com anti-histamínicos, mas o ideal é que o agente alérgeno seja descoberto. Dessa forma, você poderá evitar o contato com ele e diminuir a incidência de crises alérgicas.

2. Conjuntivite bacteriana ou viral

A conjuntivite se manifesta em três tipos diferentes: viral, bacteriana ou alérgica. Além dos sintomas alérgicos que descrevemos no tópico anterior, as conjuntivites provocadas por vírus e bactérias também têm coceira nos olhos como seus sintomas. Uma boa maneira de entender se esse é o seu quadro, é checar a existência dos outros sinais de conjuntivite: produção de secreções, vermelhidão e inchaço. O tratamento dessa doença depende do tipo dela. Mas na maioria dos casos, o melhor que você pode fazer por si mesmo e pelas pessoas que convivem com você é evitar o compartilhamento de objetos, que pode aumentar a quantidade de pessoas infectadas.

coceira nos olhos

3. Herpes ocular também é uma possibilidade

Os sintomas do herpes ocular são similares aos da conjuntivite: vermelhidão, coceira nos olhos, ardência nos olhos e até visão embaçada. Entretanto, essa é uma doença causada pelo vírus do herpes ou varicela. Por isso, é importante que você seja avaliado pelo médico oftalmologista, caso suspeite que está com herpes ocular. Essa é uma doença incômoda e extremamente contagiosa, portanto, procure o médico ao menor sinal de herpes ocular.

4. Terçol provoca inchaço e coceira nos olhos

O terçol é um velho conhecido da população, pois é uma condição extremamente comum. Ele é uma inflamação nas pálpebras que se manifesta com o surgimento de um pequeno caroço. A aparência é bastante parecida com uma espinha e existem diversos mitos sobre como tratar essa condição. Desde passar um anel de ouro na região, até espremer o terçol. A verdade é que nenhum desses tratamentos alternativos funciona de verdade e eles podem piorar a condição se você levar mais sujeira para o machucado. Por isso, a melhor alternativa é esperar passar.

A coceira nos olhos pode ser provocada por um fio de cabelo ou cílios que estão incomodando. Mas ela também pode ser um sinal de que algo está errado com os seus olhos. Sejam as alergias, conjuntivites, terçol ou até herpes ocular, o mais importante é consultar um médico oftalmologista e receber o melhor tratamento possível.

Você já experimentou coceira intensa nos olhos? Conte nos comentários qual era a sua condição e como você a tratou.

Hospital de Olhos
MENU