Coceira nos olhos: 5 motivos para acontecer

O ato de levar a mão aos olhos e coçá-los pode ser involuntário. Quando percebemos, já coçamos. Apesar de sanar um incômodo momentâneo, não é interessante levar os dedos nos olhos. Muito pelo contrário, esse pode ser um hábito muito prejudicial para a saúde. Principalmente se a coceira nos olhos for o sintoma de alguma doença ocular.

Por isso, se a coceira nos seus olhos não é causada por um fiozinho aventureiro de cabelo, preste bastante atenção. Veja agora os 5 motivos que podem fazer os seus olhos coçar e que podem te levar ao consultório médico!

1. Conjuntivite viral, bacteriana ou alérgica

A conjuntivite é daquelas doenças oculares que todo mundo já teve contato. Se não contraiu, pelo menos conhece alguém que já teve. Os sintomas são o inchaço, vermelhidão nos olhos, secreções brancas ou amareladas, dificuldade para enxergar nitidamente, intolerância à luz (fotofobia) e, claro, a coceira. Esse último é o mais perigoso para a saúde pública, uma vez que pode transformar as mãos em agentes de propagação da doença. A pessoa que coça os olhos acaba contaminando objetos e até mesmo tocando outras pessoas.

2. Terçol nas pálpebras

O terçol é comumente diagnosticado pelo próprio paciente. Ele é uma pequena protuberância que surge na pálpebra devido a alguma obstrução de glândulas. Juntamente com ela, também é possível notar vermelhidão, ardência, coceira nos olhos e até a presença de pus. Apesar do fácil diagnóstico, a automedicação não deve acontecer em hipótese alguma. Na maioria das vezes o terçol desaparece em alguns dias e a compressa quente ajuda a aliviar os sintomas.

3. Alergias podem provocar coceira nos olhos

Não é raro que pacientes com alguns tipos de alergias relatem a coceira constante nos olhos. Principalmente aqueles com rinite ou sinusite. Nesses casos, a solução é tratar a alergia em si e não apenas o sintoma que se manifesta nos olhos. Mas é sempre bom retirar as lentes de contato para dar um alívio para os olhos. Ou ainda usar água fria para também ajudar a aliviar os sintomas.

4. Herpes ocular é altamente contagiosa

A herpes ocular é causada pelo vírus da herpes simples ou da varicela. Os sintomas são muito parecidos com os da conjuntivite, como ardência nos olhos, visão embaçada, vermelhidão e coceira. Mas a grande diferença é que muitas vezes ela acomete apenas um dos olhos. Ela é altamente contagiosa, por isso, a coceira nos olhos pode acabar ajudando o vírus a propagar-se. Se você tiver a menor suspeita de que está com herpes ocular, marque uma consulta com médico oftalmologista para que ele possa indicar o tratamento correto.

5. Inflamações como a uveíte

A uveíte é uma inflamação na íris, no corpo ciliar e coróide. Suas causas são diversas, como traumas, infecções, doenças tumorais ou autoimunes. Independentemente do motivo, o principal sintoma é a vermelhidão, mas ela também pode ser acompanhada de coceira nos olhos, dor, lacrimejamento e visão embaçada.

A coceira nos olhos é bastante incômoda. Ela pode acontecer por diversos motivos e entre eles estão algumas doenças que podem ter consequências sérias para a saúde. Por isso, se os seus olhos estiverem coçando muito, procure um médico oftalmologista e descubra a causa antes de mais nada.

Leu até aqui e ficou com dúvidas? Comente aqui abaixo e iremos ajudá-lo!

1. Bom dia meu olho coça muito,e sinto a sensação q tá inflamado,já faz dias q tô assim, também acorda grudado