visão da escada rolante através de óculos

Como funciona o tratamento de miopia?

tratamento de miopia

A miopia é uma das três principais doenças oculares refrativas. Caracterizada pela dificuldade de enxergar os objetos distantes, a miopia possui alguns tratamentos disponíveis que podem ajudar os pacientes com a condição. Conheça as principais alternativas:

Tratamentos de miopia disponíveis

Para corrigir a miopia de modo imediato, a primeira indicação são as lentes corretivas. Para crianças e adultos o uso de óculos é a maneira mais simples de correção. Dependendo do grau, alguns míopes também se adaptam bem às lentes de contato.

No entanto, o tratamento de miopia que apresenta melhores resultados e pode fazer com que os pacientes se livrem das lentes é a cirurgia a laser. Com resultados bastante seguros, o procedimento é o mais recomendo para aqueles em que o grau já está estável. Isso acontece por volta dos 18 anos e em pouquíssimos casos o grau volta a aumentar após o procedimento.

Com anestésicos locais aplicados em colírios, o paciente entra na sala de cirurgia e em poucos segundos tem a córnea corrigida. Obviamente, antes da cirurgia, o médico oftalmologista submeteu o paciente à exames que verificaram a viabilidade da intervenção e o mapeamento da córnea. A partir dessas informações, a máquina a laser é calibrada e a cirurgia é realizada. Só com base em tudo isso é que a intervenção consegue ser tão rápida e eficaz como tratamento de miopia e outras doenças oculares.

tratamento de miopia

Recuperação e pós-operatório

Em 90% dos casos, os pacientes que são submetidos ao tratamento de miopia por meio da cirurgia já apresentam melhoras significativas após sete dias. Eles já conseguem realizar tarefas normais sem o uso de lentes corretivas. No entanto, para todos os pacientes cuidados no período pós-operatório são necessários.

Para evitar contaminações e possíveis complicações, deve ser evitada exposição à luz solar, banhos de mar e locais com poeira e fumaça. A prática esportiva também deve ser suspendida temporariamente na semana de recuperação. O uso de analgésicos pode ser administrado dependendo do estado do paciente.

Após o período determinado pelo médico oftalmologista, o paciente é reavaliado, os tampões podem ser retirados e ele voltará a sua rotina normal. Alguns pacientes relatam a necessidade de óculos de leitura mesmo após a cirurgia, porém, a melhora para ver de longe é nítida.

Diagnóstico para tratamento de miopia

Para ser encaminhado para uma cirurgia, o paciente precisa primeiro ser diagnosticado por um médico oftalmologista. O primeiro passo é marcar uma consulta. Muita gente que não enxerga bem de longe pode crer ter apenas miopia, quando na verdade, sofre de outras patologias combinadas. Exames de fundo de olho e outros, como a dilatação da pupila, podem revelar outras condições além da miopia.

Em alguns casos, a cirurgia não é indicada e por isso, é tão importante visitar um médico de confiança antes de alimentar a ilusão de tirar os óculos de uma vez. Apesar de ser um dos métodos mais efetivos e com melhores resultados para esse tipo de caso, a cirurgia a laser requer recomendação e acompanhamento.

Quer saber mais sobre o tratamento de miopia? Conheça nosso blog e fique por dentro de tudo o que há de mais novo na oftalmologia.