Conheça as 4 doenças nos olhos mais comuns em adultos

Os olhos são órgãos sensíveis e extremamente importantes para a nossa vida. É por meio deles que enxergamos o nosso entorno, que compreendemos expressões faciais e conseguimos executar a maioria das funções. Por isso, é fundamental que tenhamos cuidados especiais com nossos olhos. Esses cuidados vão desde visitas regulares ao médico oftalmologista, até o conhecimento sobre saúde e todos os possíveis sintomas que possam requerer atenção profissional.

Pensando nisso, preparamos uma lista com as 4 doenças nos olhos mais comuns em adultos. Veja agora e saiba quando marcar uma consulta de urgência.

1. Conjuntivite: o incômodo extremamente contagioso

A conjuntivite pode ser alérgica, viral ou bacteriana, sendo essas duas últimas as versões mais contagiosas dela. Os sintomas podem ser bastante incômodos como vermelhidão, ardência nos olhos, fotofobia e secreções que podem até mesmo grudar os cílios. Essa é uma das doenças nos olhos mais comuns tanto em adultos quanto em crianças. Por isso, muitas pessoas não procuram um médico para confirmar o diagnóstico, mas a verdade é que as consultas são necessárias. Somente o profissional poderá avaliar qual dos tipos aflige os seus olhos e o melhor tratamento para o seu caso.

2. Doenças refrativas: o motivo por trás dos óculos

As doenças refrativas são as principais razões para o uso de óculos. Embora elas possam ser diagnosticadas também em crianças, uma delas é quase certa para os adultos: a presbiopia, ou vista cansada, como é conhecida popularmente. Ela atinge pessoas entre os 40 e 45 anos e tende a progredir com o tempo. O que acontece nessa situação é a perda da acuidade visual devido à dificuldade de acomodação do cristalino. Essa é uma situação que pode ser revertida com cirurgia a laser.

3. Catarata: entre as doenças nos olhos mais comuns

A catarata está entre as doenças nos olhos mais comuns. Quem é diagnosticado com essa condição procura o consultório médico por sentir a visão embaçada. Geralmente o paciente experimenta dificuldade para ler e tem visão baixa na penumbra. A catarata costuma atingir pessoas com mais de 40 anos e embora os sintomas que descrevemos sejam desconfortáveis, muitos demoram a percebê-los. Isso porque muitos se adaptam a eles, mas a realidade é que o tratamento para catarata é a cirurgia e ela deve ser feita o mais cedo possível para que não aconteçam prejuízos para a qualidade de vida do paciente.

4. Glaucoma: o perigo silencioso

O glaucoma é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão intraocular. Essa situação causa danos diretos ao nervo óptico e por isso a acuidade visual é diminuída. Os primeiros sintomas compreendem a perda gradual do campo visual. Essa é uma das doenças nos olhos mais comuns e considerada uma das maiores causas da cegueira no Brasil. Por isso, ao menor sinal do glaucoma, é preciso consultar um médico oftalmologista com urgência.

Entre as doenças nos olhos mais comuns estão a conjuntivite, as doenças refrativas (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia), a catarata e o glaucoma. Enquanto as primeiras provocam mudanças na qualidade de vida e podem ser tratadas com relativa facilidade, o glaucoma é uma doença grave. Por isso, mesmo que você acredite que seus sintomas são simples e passageiros, procure um médico imediatamente.

Você faz as suas consultas de rotina regularmente? Use nossa caixa de comentários para compartilhar seus cuidados com os seus olhos.