Hospital de Olhos 4 dicas de alimentação para valorizar a saúde dos olhos

4 dicas de alimentação para valorizar a saúde dos olhos

saúde dos olhos

A alimentação é uma importante ferramenta para a manutenção da saúde. É em razão das escolhas que fazemos a cada refeição que o corpo absorve os nutrientes necessários para continuar funcionando e se desenvolvendo a pleno vapor. Por isso, ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes variados é fundamental para a valorização da saúde.

No geral, o controle do peso a fim de evitar a obesidade (e doenças ligadas a ela) evita que os olhos sejam prejudicados. Desde o controle da pressão arterial até o diabetes, a alimentação pode ajudar a manter os olhos saudáveis e funcionando bem por muitos anos. Veja quatro dicas de alimentação para valorizar a saúde dos olhos:

Folhas verdes para a proteção dos olhos

As folhas verdes escuras são ricas em antioxidantes que ajudam a proteger os olhos. Brócolis, couve e espinafre são fontes de nutrientes como a luteína e zeaxantina, que evitam o desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade. Além disso, eles também contribuem para melhorias no alcance visual, na percepção de contrastes e no conforto relacionado ao brilho intenso. Inclua verduras com folhas escuras na sua dieta, torne a sua ingestão um hábito e sinta a diferença na saúde dos olhos.

Frutas cítricas contra o glaucoma

As frutas cítricas, como laranja, limão e morango são fontes de vitamina C. Além dos conhecidos benefícios na prevenção de resfriados, a vitamina C também é uma importante aliada para a saúde dos olhos. Isso porque elas possuem antioxidantes que previnem o desenvolvimento do glaucoma, uma das doenças oculares mais graves e que pode levar à cegueira.

saúde dos olhos

Aumente a ingestão de peixes

A saúde dos olhos pode ser preservada e melhorada com uma simples atitude: inserindo mais peixes na dieta. Isso porque eles são ricos em ômega 3 e 6, que atuam na preservação dos vasos sanguíneos que irrigam a retina, e também na prevenção da Síndrome do Olho Seco. Além desses ácidos graxos , também são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E. Juntos, todos esses nutrientes contribuem para o bom funcionamento do organismo como um todo, o que também reflete na saúde dos olhos.

A vovó estava certa: cenoura faz bem para a saúde dos olhos

O conhecimento popular nem sempre acerta no que se refere à saúde, mas nos quesitos cenouras e visão, as avós estão 100% corretas. Isso porque as cenouras são ricas em betacaroteno, um poderoso antioxidante natural que ajuda a evitar problemas relacionados ao envelhecimento.

Além das cenouras, abóboras e outros alimentos cor de laranja também são fontes de betacaroteno. A importância dessa substância está na sua capacidade em obter vitamina A indiretamente. Quando propriamente nutrido com essa vitamina, o organismo garante o bom funcionamento da retina e demais partes dos olhos.

Hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e também a prática regular de exercícios físicos, trazem benefícios para o corpo em geral. Mas, principalmente, beneficiam a saúde dos olhos e garantem uma boa visão durante toda a vida. Além dessas pequenas atitudes, visitar um médico oftalmologista com frequência é fundamental para manter a visão sempre funcionando na sua melhor capacidade.

Está pensando em adotar uma dieta mais saudável pensando na saúde dos olhos? Conte nos comentários quais desses alimentos já fazem parte da sua rotina. Para mais dicas, acesse nosso blog.