Entenda o que é e como é feito o exame de biometria ocular

Ao longo da sua vida é bem provável que, em uma das suas consultas ao oftalmologista, o especialista tenha solicitado o exame de biometria ocular. Mas, você sabe para que ele serve?

Basicamente, o exame de biometria ocular tem por função medir o globo ocular e as estruturas oculares internas de uma pessoa.

Ele pode ser realizado pelo especialista tanto para necessidades mais simples, como para avaliação da medida das estruturas oculares, quanto também para casos mais específicos, como o cálculo de lente intraocular (LIO), que é implantada durante a cirurgia de remoção da catarata.

Para a realização do exame não há nenhum preparo prévio específico, com exceção daqueles que usam lente de contato, que precisam suspender o uso das mesmas três dias antes.

Quais são os tipos de exame de biometria ocular?

Com a evolução dos equipamentos e das técnicas, hoje é possível realizar o exame de diversos modos, sendo algumas técnicas mais invasivas e outras menos.

Atualmente as que mais se destacam são a biometria por ultrassom (ultrassônica), realizada com contato, e a óptica, sem contato. Porém, a diferença entre elas vai um pouco além.

Na biometria ultrassônica o exame pode ser realizado de três maneiras, mas, a mais comum, é aquela em que há o contato da sonda do ultrassom sobre as pálpebras dos olhos. Ou seja, o paciente permanece todo o tempo com os olhos fechados;

Já na biometria óptica o procedimento é realizado por meio de um aparelho que posiciona uma luz em forma de laser que, ao entrar em contato com o olho, realiza a medição. Esse tipo de exame torna-se vantajoso para muitos, pois, além de não ser invasivo e também não causar possíveis irritações, conta com uma precisão alto na hora de apresentar as medidas.

Em todas as unidades do Hospital de Olhos contamos com as opções de exames mais avançadas do mercado. Nossos especialistas contam com o apoio de equipamentos de ponta, que auxiliam tanto no dia a dia deles, como profissionais, quanto trazem resultados mais assertivos para nossos pacientes.

Hospital de Olhos
MENU