Conteúdo

Lentes de contato: veja 5 mitos e verdades

As lentes de contato facilitam a vida de quem não deseja usar óculos e quer uma boa visão do mesmo jeito. Porém, elas exigem alguns cuidados especiais, de modo que a segurança seja mantida e os resultados, obtidos.

O problema é que há muitos mitos envolvendo o seu uso e desconstruí-los é o primeiro passo para manter a saúde dos olhos. Por isso, veja a seguir 5 mitos e verdades sobre esse tema e entenda tudo o que é importante saber!

1. Há opções para todas as necessidades

Verdade. Atualmente, as lentes de contato aparecem em vários modelos. Há as rígidas e as maleáveis, assim como as descartáveis e as com duração maior.

Também aparecem em várias coberturas e voltadas para casos específicos, desde erros refracionais até doenças degenerativas.

Com isso, a oferta de produtos desse tipo atualmente é bastante ampla, o que significa que mais pessoas conseguem utilizar essa solução.

2. As lentes são indicadas para todas as pessoas

Mito. Essa grande versatilidade não quer dizer que todo mundo pode utilizar esses elementos. Dependendo de uma série de condições, o uso de óculos ou o emprego de tratamentos diferenciados faz mais sentido.

Pessoas com mobilidade reduzida, que não possuem as condições necessárias de higiene ou mesmo que não se adaptam a esses elementos devem recorrer a outras soluções. Com isso, não se trata de uma opção universal, de modo que cada caso precisa ser avaliado.

3. É fundamental manusear as lentes de contato com higiene

Verdade. Por falar em higiene, esse é um dos elementos mais importantes para o bom uso desses itens. Se não forem manuseadas corretamente, as lentes podem ser contaminadas por microrganismos de diversas espécies.lentes de contato

Isso os levará diretamente em contato com os olhos, aumentando as chances de haver infecções, tais quais a conjuntivite.

Por isso, elas devem ser manipuladas com as mãos limpas e devem ser higienizadas com soluções específicas 1 e não com soro fisiológico.

4. Não é necessário tirar as lentes para dormir.

Mito. Ter todos os cuidados durante o dia não é suficiente se, à noite, você não retira as lentes de contato para dormir. Ao estar com o olho fechado por longos períodos, a lubrificação diminui, o que pode fazer com que a lente resseque e fique grudada na córnea.

Isso aumenta as chances de que ocorram lesões na região, abrindo uma perigosa porta de entrada para microorganismos e infecções em geral.

Por isso, é imprescindível retirar as lentes antes de dormir, mesmo que seja por um curto período e que pareça inofensivo.

5. Somente um oftalmologista pode prescrever a lente certa.

Verdade. Lente não é tudo igual e cada pessoa possui suas próprias necessidades. Dependendo do uso que você pretende dar a ela, do problema a ser corrigido e de suas exigências, um tipo será mais recomendado do que outro.

O único profissional capaz de prescrever esses elementos corretamente é o oftalmologista. Assim, é fundamental buscar o auxílio desse especialista antes de comprar qualquer lente. Isso garante a segurança e a efetividade do uso, protegendo a sua visão.

Depois de desvendar esses mitos e verdades sobre lentes de contato, o uso ficará mais seguro e assertivo, ajudando você a ter mais qualidade de vida e de visão. Na dúvida, não deixe de procurar um oftalmologista.

Nos comentários, aproveite para contar se você possui alguma dúvida sobre esse tema.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta