Como escolher a melhor lente de contato para mim?

melhor lente de contato

As lentes de contato representam um grande conforto para as pessoas que precisam corrigir a visão. Elas melhoram a autoestima, proporcionam um maior campo de visão, não embaçam e facilitam a prática de esportes. Atualmente existem lentes de contato com a capacidade para corrigir a grande maioria dos problemas refrativos oftalmológicos. Entretanto, essa indicação somente deve ser feita por um médico oftalmologista. Ele avaliará as condições de saúde dos olhos, sua fisiologia, a elegibilidade do paciente e determinará qual a melhor lente de contato para cada caso.

Para compreender a indicação do médico é preciso notar que existem diferentes classificações e tipos de lentes de contato. Entenda como escolher a melhor lente de contato.

A melhor lente de contato depende do seu papel

As lentes de contato podem ser classificadas de acordo com o papel que desempenham. Ou seja, a função que a lente terá para a vida do paciente.
Elas podem ser:

  • Corretivas: Nesse caso, são indicadas para pacientes com patologias refrativas.
  • Cosméticas: Para aqueles que desejam fazer mudanças estéticas temporárias nos olhos.
  • Corretivo-cosméticas: A união das duas capacidades acima;
  • Terapêuticas: Tratam os distúrbios não refrativos como o ceratocone, ou em tratamentos pós-cirúrgicos.

A pergunta que todos fazem: rígida ou gelatinosa?

A melhor lente de contato é aquela que melhora a qualidade de vida do paciente e não causa incômodo. Partindo desse princípio, as lentes gelatinosas costumam ser indicadas para pacientes que estão iniciando a sua experiência com lentes de contato e em período de adaptação. Isso porque elas provocam menos incômodo e são mais baratas. Já as lentes rígidas são maiores e podem ser usadas para corrigir problemas de refração ou ter funções terapêuticas.

melhor lente de contato

O design da lente de contato faz a diferença

Por se tratar de um objeto ótico, a lente de contato deve ter o formato geométrico que melhor corrija os problemas de visão. Elas podem ter desenhos esféricos, asféricos e tóricos, dependendo da sua indicação. Cada uma delas possui suas especificidades, mas o grande destaque vai para o conforto das lentes esféricas, que tem melhor alinhamento com a córnea entre as três opções.

O tempo de validade e a rotina do paciente

Atualmente é possível adquirir lentes de contato descartáveis, para uso de até 10 horas seguidas. Ou modelos de uso estendido, que podem permanecer por até 30 noites e são descartadas ao final desse período. Esses modelos são altamente permeáveis pelo oxigênio, o que evita complicações ou doenças oculares. Ambos são modelos extremamente populares devido à sua praticidade e fácil acesso.

A melhor lente de contato é aquela que se adequa perfeitamente aos olhos do paciente corrigindo os problemas de visão e aumentando sua qualidade de vida. Ela será indicada pelo seu médico oftalmologista que também poderá ajuda-lo durante o período de adaptação. Com o tempo, o manuseio e cuidados com as lentes de contato se transformarão em parte da rotina.

Agende uma consulta para saber qual a melhor lente de contato para você! Você já usa lentes de contato? Conte nos comentários qual foi o modelo escolhido para você e como você se adaptou a ele!

Hospital de Olhos
MENU