O que fazer quando meu filho machucar o olho?

machucar o olho

Crianças e jovens em geral brincam de maneira intensa e isso pode fazer com que eventualmente eles se machuquem. Uma das regiões afetadas pode ser o olho, o que inspira ainda mais cuidados do que outros lugares comuns como joelhos e mãos.

Para evitar sequelas irreparáveis, é fundamental saber como agir se o seu filho machucar o olho. Para isso, continue lendo e veja a seguir como você deve proceder.

Não retire qualquer corpo estranho do olho da criança

Se ao machucar o olho houver algum tipo de perfuração, é fundamental não retirar o objeto que ainda está na região ocular. Além de isso poder causar hemorragia, também pode levar a sequelas definitivas na visão.

Somente um profissional sabe exatamente o que fazer diante de uma situação como essa, então caso haja perfuração o ideal é buscar um médico imediatamente. Se houver sangramento, o ideal é tentar estancar o sangramento com uma gaze limpa e impedir que a criança se movimente demais.

Mantenha a criança calma e evite que ela coce o olho

Um machucado no olho pode ser mais dolorido do que parece e isso faz com que a criança fique agitada. Além de chorar e ficar nervoso, seu filho pode querer coçar o olho de maneira contínua.

É fundamental impedir que ele faça isso, já que coçar a região pode causar ainda mais problemas além daqueles que já são trazidos pelo machucado.

Converse com seu filho diante de uma situação como essa e peça para que ele te ajude ao manter a calma, ainda que esteja doendo ou incomodando.

machucar o olho

Vá a um médico imediatamente após seu filho machucar o olho

Dependendo do tipo de machucado no olho, bactérias e microrganismos podem agir em menos de 48 horas e podem levar até mesmo a complicações como a cegueira. Além disso, o incômodo pode ser persistente e tomar qualquer tipo de medicação sem a indicação adequada só piora a situação.

Por isso, uma vez que o seu filho passe pela situação de machucar o olho é indispensável procurar um oftalmologista o quanto antes.

Mesmo quando o machucado se tratar de uma pancada que pareça inofensiva, somente o profissional é capaz de identificar se houve algum problema e quais os próximos passos a serem tomados.

Não toque a área machucada sem a devida higienização

No caso de ter havido perfuração do olho ou qualquer machucado na região, é muito importante que, nos cuidados subsequentes, você não encoste a mão sem estar higienizada no local. Também é fundamental evitar que a criança encoste na região machucada enquanto estiver em fase de cicatrização.

Isso porque se houver algum tipo de lesão, há uma porta de entrada para todo o tipo de contaminação. Dessa forma, é muito importante garantir que haja o máximo de higienização para evitar que o machucado inicial se transforme em algo mais grave.

Tomando esses cuidados quando seu filho machucar o olho, você tem a garantia de que a visão dele não será gravemente afetada, permitindo uma recuperação muito mais adequada e uma saúde dos olhos ideal.

Você já passou por uma situação assim? Ainda tem dúvidas? Conte nos comentários.

 

Hospital de Olhos
MENU