Olhos secos? Confira 5 dicas para se livrar desta síndrome

olhos secos

A síndrome dos olhos secos faz com que a superfície do olho fique ressecada, pois não ela não fica suficientemente lubrificada. Às vezes, a síndrome surge quando há um problema na produção da lágrima ou a qualidade da lágrima. Em outros casos, os olhos secos podem ser um sintoma de outra doença na visão como a meibomite, que é uma inflamação nas glândulas localizadas na região das pálpebras.

Além disso, as causas podem ser do ambiente onde a pessoa mora ou trabalha. Fatores como muita poluição, exposição excessiva ao ar condicionado e ventos fortes podem fazer com que a síndrome dos olhos secos apareça. É um problema de visão comum, mas que existe tratamento e atitudes que podem evitar que a síndrome apareça. Veja, abaixo, cinco dicas para se livrar da síndrome dos olhos secos:

Busque tratamento

Somente um especialista poderá fazer o diagnóstico corretamente e traçar o melhor tratamento para cada caso. Por isso, o primeiro passo para se livrar da síndrome dos olhos secos é buscar a ajuda de um oftalmologista. A ajuda médica é essencial para identificar a causa da síndrome e, consequentemente, quais são os medicamentos corretos para tratar os sintomas. Além disso, não é recomendável iniciar um tratamento somente por intuição ou indicações de amigos ou familiares que sofrem desta mesma síndrome.

Olhos secos: colírios só com receita

Um dos tratamentos para a síndrome dos olhos secos é o uso de colírios. Eles são indicados para atuar como uma lágrima artificial e para aliviar os incômodos da síndrome. Entretanto, não é recomendável utilizar os colírios sem que o diagnóstico tenha sido feito por um médico e as causas da doença tenham sido identificadas. O uso indiscriminado de colírios pode piorar a visão e, em casos mais graves, até levar à cegueira. Por isso, para se livrar da síndrome dos olhos secos é preciso os medicamentos corretos.

olhos secos

Descanse os olhos

A nossa visão raramente descansa ao longo do dia. Mas, uma dica para quem deseja se livrar desta síndrome é fazer pausas para que os olhos possam descansar. O uso de smartphones, celulares, tabletes e assistir muita televisão são atitudes ruins para quem tem olhos secos. Como a gente se esforça para ficar com olhar fixo na tela, muitas vezes, esquecemos de piscar com frequência. Por isso, as pausas são importantes e monitorar o tempo do uso dos aparelhos também.

Olhe ao seu redor

Como é o ambiente em que você mora ou trabalha? O ar condicionado fica ligado todos os dias? Se a umidade do ar é muito baixa, é importante reverter essa situação para que a síndrome dos olhos secos apareça ou piore. Você passa muito tempo ao lado de fumantes? A fumaça do cigarro não é bom para quem tem a síndrome. Umidificadores são ótimos para quem precisa deixar o ambiente mais agradável e manter distância de cigarros seria o ideal.

Repare nos seus hábitos

Os cuidados com a alimentação e hidratação do corpo são indispensáveis para se livrar da síndrome dos olhos secos. Aliado a um tratamento planejado por um oftalmologista, a sua visão vai sofrer menos com os sintomas da doença. Tomar bastante água e incluir alimentos ricos em ômega 3 como ovos, peixes e sementes como linhaça são hábitos saudáveis.

O que achou das nossas dicas? Lembre-se de sempre consultar um oftalmologista para cuidar da saúde dos olhos. Deixe um comentário caso tenha alguma dúvida.

 

Hospital de Olhos
MENU