Homem com sintomas de irritação nos olhos

Olhos vermelhos ou irritados: quais as causas e o que fazer

Olhos vermelhos, irritados e com sensação de coceira são sintomas bastante comuns. Embora pareçam inofensivos, esses sinais podem apontar para a necessidade de um cuidado extra com sua saúde ocular.

O incômodo ocular acontece por diversos motivos e em diferentes graus de gravidade. Para ajudar você a identificar as possibilidades, preparamos este post com as principais causas do problema:

Síndrome do olho seco

Quando os olhos não produzem lágrimas em quantidade suficiente, a lubrificação do globo ocular fica comprometida e gera uma a sensação de areia nos olhos pelo atrito.

Esse ressecamento é chamado de síndrome do olho seco, que normalmente acontece por fatores genéticos ou quando as pessoas passam muito tempo sem piscar. O uso de aparelhos eletrônicos por várias horas, diminui a frequência do piscar, inclusive, acaba agravando o problema.

Cansaço ocular

Uma situação parecida com a síndrome do olho seco é o cansaço ocular. Esse problema surge quando você faz atividades que exigem esforço da sua visão, como ler, dirigir ou enxergar em ambientes escuros.

Além do cansaço, ocorre o ressecamento ocular, mesmo que temporariamente. Juntos, esses fatores levam à sensação de vermelhidão e irritação. Com algum tempo de descanso, no entanto, a visão volta ao normal.

Blefarite

A blefarite é uma inflamação das pálpebras decorrente do acúmulo de secreção na região dos cílios. Em geral, esse caso acontece devido a uma deficiência na produção gordurosa responsável por ser um dos componentes da lágrima.

O resultado dessa condição é quase sempre a sensação de incômodo, lacrimejamento, olhos vermelhos e irritados. Essa doença é crônica, mas existe alternativa de tratamento para aliviar os sintomas.

Uso inadequado de colírios

Colírio é um tipo de medicamento e, assim como qualquer remédio, não deve ser usado de maneira inadvertida. Aplicar uma solução sem prescrição médica, ou seja, que não é adequada ao seu quadro clínico, leva a complicações na visão.

A vermelhidão e a irritação dos olhos, que reconhecem o colírio como um corpo estranho, são algumas das consequências menos graves.

Conjuntivite

Um dos motivos mais conhecidos para olhos vermelhos e irritados é a conjuntivite. Essa doença consiste na inflamação ou infecção da conjuntiva e pode ser causada por bactérias, vírus ou alergia. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa e por esse motivo dá-se a importância da correta higienização das mãos para evitar uma contaminação.

Como evitar irritação nos olhos

Apesar de ocorrer por diversos fatores, é possível evitar a irritação nos olhos com algumas atitudes simples. Veja algumas dicas de prevenção:

  • em caso de coceira, lave os olhos e não os esfregue;
  • se necessário, enxágue os olhos com soro fisiológico;
  • mantenha as lentes de contato higienizadas;
  • não compartilhe toalhas ou utensílios de maquiagem
  • lave seus lençóis periodicamente;
  • certifique-se que suas mãos estejam limpas antes de tocar o rosto, ou manusear suas lentes de contato.

Consulte seu oftalmologista

Os olhos vermelhos e irritados podem ser causados desde um simples esforço exagerado da visão até por inflamações e doenças crônicas. Por isso, além de tomar medidas que previnam o problema, é importante sempre consultar o oftalmologista para manter a saúde em dia e saber a origem do problema.

E você, já passou por esse tipo de incômodo na visão? Compartilhe conosco suas experiências deixando um comentário!

Hospital de Olhos
MENU