olho irritado

Olhos vermelhos e irritados? Aprenda a identificar potenciais causas

olhos vermelhos e irritados

Sensação de coceira constante resultando em olhos vermelhos e irritados. Esse é um sintoma quase rotineiro e, embora pareça inofensivo, pode apontar para a necessidade de um cuidado extra com seus olhos.

Por ser muito comum, entretanto, essa condição pode ter origem em diversos problemas oculares. Para que você aprenda a identificar as possibilidades, veja a seguir quais são as possíveis causas.

Síndrome dos olhos secos é uma causa cada vez mais comum

Para que haja conforto visual, os olhos produzem as lágrimas que garantem a lubrificação da movimentação do globo ocular. Quando não há lubrificação suficiente, passa a haver o atrito que leva à sensação de olhos vermelhos e irritados.

Podendo ser causado por diversos fatores, esse ressecamento tem como um dos principais motivadores a síndrome do olho seco. Essa síndrome acontece geralmente quando se passa muito tempo com o olhar fixo em algo sem piscar o suficiente, mas também pode acontecer devido a fatores genéticos.

Assim, essa é uma das principais causas para os olhos ficarem desse jeito, especialmente com o crescente uso de aparelhos eletrônicos os quais tornam o problema do ressecamento ainda mais intenso.

Cansaço ocular não pode ser descartado como causa

Uma situação parecida com a síndrome dos olhos secos é o cansaço ocular. Quando você passa muito tempo lendo, dirigindo ou em ambientes muito escuros, por exemplo, é provável que você exija excessivamente da sua visão.

Além do cansaço, ocorre também o ressecamento ocular, ainda que temporariamente. Juntos, esses fatores levam a sensação de vermelhidão e irritação. Geralmente, entretanto, esse é um caso isolado e não uma condição contínua. Com algum tempo de descanso, a visão volta ao normal.

olhos vermelhos e irritados

Blefarite é outra causa provável para a coceira

A blefarite é uma inflamação das pálpebras em que há uma espécie de acúmulo parecido com a caspa. Em geral, esse caso acontece devido a uma deficiência na produção gordurosa responsável por ser um dos componentes da lágrima.

O resultado dessa condição é quase sempre a sensação de incômodo e corpo estranho e olhos vermelhos e irritados. Sendo uma doença crônica, ela não tem cura, mas possui tratamento e controle para diminuir essa situação de incômodo.

Uso inadequado de colírios pode causar o problema

Colírio é um tipo de medicamento, mas muita gente usa de maneira inadvertida. O resultado é que uma solução inadequada para os olhos é colocada em contado com o globo ocular, podendo causar consequências graves.

Dentre as mais leves, entretanto, estão a vermelhidão e a irritação dos olhos, que reconhecem o colírio como um corpo estranho, tentando expulsá-lo.

Conjuntivite também pode causar olhos vermelhos e irritados

Um dos motivos mais conhecidos para essa condição, entretanto, é a conjuntivite. Trata-se de uma inflamação da mucosa conjuntiva e pode ser causada por bactérias, vírus ou por alergia. Se estiver inclusa em um dos primeiros casos, é altamente contagiosa.

A inflamação faz com que os olhos fiquem cheios de uma secreção potencialmente infecciosa e faz com que os olhos ganhem um aspecto vermelho, irritado e, muitas vezes, inchado.

Os olhos vermelhos e irritados podem ser causados desde um simples esforço exagerado da visão até por inflamações e doenças crônicas. Em caso de dúvidas, consulte sempre o oftalmologista para garantir a saúde da visão.

Você sobre com olhos nessas condições? Comente e participe. Aproveite para ler mais dicas sobre a saúde dos olhos em nosso blog.

 

Hospital de Olhos
MENU