Hospital de Olhos Para quem é recomendado fazer plástica ocular

Para quem é recomendado fazer plástica ocular?

plástica ocular

A cirurgia plástica ocular é uma especialidade da medicina oftalmológica. O cirurgião oculoplástico é um médico oftalmologista com especialização em plástica das pálpebras, sistema lacrimal, órbita e áreas anexas. Ou seja, ele é capaz de diagnosticar e tratar anormalidades dessas regiões dos olhos.

Entretanto, muitas vezes o diagnóstico será feito pelo médico oftalmologista de confiança durante a consulta de rotina, ou diante de uma queixa específica. Quando ele mesmo não puder tratar a condição, o paciente será encaminhado para o especialista, afim de obter o melhor tratamento possível. Entenda para quem é recomendado fazer plástica ocular.

Bleferoplastia, a cirurgia de pálpebras

A cirurgia de pálpebras, ou bleferoplastia, é indicada para homens e mulheres que possuam:

  • Excesso de depósito de gordura depositada nas pálpebras superiores e inferiores;
  • Flacidez que incomode o contorno da pálpebra, até mesmo prejudicando a visão;
  • Excesso de pele e rugas finas;
  • Queda das pálpebras inferiores.

Para se submeter a essa plástica ocular é importante ter boa saúde, não ter doenças oculares graves e não fumar.

Entrópio e Ectrópio Palpebral  

Entrópio e Ectópio Palpebral são condições características da idade avançada. Na primeira, acontece a rotação interna da pálpebra, fazendo os cílios rasparem nos olhos e causarem irritação. Já na segunda, a pálpebra gira para fora perdendo o contato com o globo ocular, deixando-o mais exposto a agressões. Em ambos os casos a cirurgia plástica ocular pode reverter as condições das pálpebras.  

plástica ocular

Plástica ocular corrige tumores nas pálpebras

Os tumores nas pálpebras devem ser diagnosticados precocemente e a sua localização é um fator positivo neste caso. Os benignos são mais frequentes, mas quando malignos, o carcinoma baso-celular atinge 90% dos pacientes.

Nesses casos, a plástica ocular atua na remoção do tumor e reconstrução das pálpebras. Esse procedimento é importante pois devolve a plena funcionalidade das pálpebras – que é proteger os olhos.  

Obstruções das vias lacrimais

As vias lacrimais são o sistema que drena as lágrimas dos olhos. Em um paciente saudável, as lágrimas deixam os olhos por meio de pequenas aberturas no canto das pálpebras que, através do ducto naso-lacrimal, desaguam na cavidade nasal.

Quando obstruído, esse sistema falha em drenar as lágrimas e elas passam a se acumular nas pálpebras. O principal sintoma é o lacrimejamento e inchaço das pálpebras. Em alguns casos ocorre uma secreção amarelada e as pálpebras podem grudar umas nas outras.

A desobstrução das vias lacrimais é feita por meio de cirurgia plástica ocular e deve ser recomendada por um médico oftalmologista.

O paciente que decidir se submeter a uma plástica ocular deve estar preparado para realizar exames laboratoriais e avaliações médicas. Assim como os seus resultados e opções de tratamento. Nesse momento é fundamental ser sincero e explicar detalhadamente todas as suas expectativas ao médico oftalmologista.

Após o procedimento, a comunicação com o médico deve ser mantida frequentemente. Assim como as suas recomendações e cuidados levados ao pé da letra. O sucesso de uma cirurgia plástica ocular depende diretamente do trabalho do seu médico e da sua dedicação com a saúde.

Você já fez uma cirurgia plástica ocular? Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários.

 

Hospital de Olhos
MENU