4 motivos para procurar um profissional de oftalmologia infantil para atender seu filho

oftalmologia infantil

Os olhos humanos se desenvolvem durante a gestação. Mas mesmo após o nascimento, eles continuam crescendo até a fase adulta, quando atingirão seu tamanho final. É durante a infância que um indivíduo passa por mais mudanças, crescimento e desenvolvimento do corpo. Por isso, é importante ficar atento às novidades e saber a importância da ajuda dos profissionais de saúde durante essa época.

Veja quatro motivos para procurar um profissional de oftalmologia infantil para atender seu filho:

Para fazer os primeiros exames antes de um ano de idade

O ideal é que o primeiro exame seja feito entre três e seis meses de idade do bebê. O profissional de oftalmologia infantil fará exames completos que avaliam o desenvolvimento neuropsicomotor, simetria facial e aspecto externo dos olhos. Caso exista alguma suspeita, o médico poderá também realizar exames de refração nos bebês. Entretanto, é importante lembrar que toda criança nasce hipermétrope, devido ao fato de os olhos ainda serem muito pequenos. Com o passar dos meses, os olhos crescem e a visão atinge seu estado normal.

Oftalmologia infantil e problemas de má formação

Ainda no início da vida, a visita ao oftalmologista tem como objetivo detectar problemas oriundos de má formação. Entre os três meses e os três anos de idade, a oftalmologia infantil tem como objetivo detectar problemas relacionados ao desenvolvimento da criança. Após a realização dos exames, ele indicará opções de tratamento a fim de devolver qualidade de vida à criança e, principalmente, permitir que ela tenha condições de se desenvolver como qualquer outro indivíduo.

oftalmologia infantil

Alfabetização e problemas da visão

É comum que as escolas orientem os pais a procurarem médicos de oftalmologia infantil durante a fase de alfabetização da criança. Isso porque é importante que a criança enxergue bem as letras e lições que são dadas durante as aulas.

Muitas vezes, o que pode ser visto como um problema de desenvolvimento, quando a criança demora mais a ler e escrever por exemplo, pode ser simplesmente resolvido com o uso de óculos. A criança entende o que está sendo dito, ela apenas tem dificuldade em enxergar o que a professora escreve no quadro, ou o que dizem as páginas dos livros.

Miopia no início da adolescência

Engana-se quem acredita que os problemas de visão surgirão somente enquanto a criança estiver aprendendo a ler. Alguns problemas como a miopia podem surgir entre os 12 e 15 anos de idade. Nessa fase, o diagnóstico é menos complicado, pois a criança já consegue verbalizar e expressar suas dificuldades. Mesmo assim, se perceber que o seu filho está tendo dificuldades para manter a concentração nos estudos, procure um profissional de oftalmologia infantil. A solução pode estar na qualidade da visão.

A recomendação médica de visitar um oftalmologista regularmente também vale para as crianças. O ideal é que entre o nascimento e os dois anos de idade as visitas aconteçam a cada seis meses. Após essa fase, se não existirem indicações específicas, mantenha as visitas anuais. Acima de tudo, procure entender as dificuldades enfrentadas pelo seu filho e como a melhorar visão pode ajudar o seu desenvolvimento.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário e veja mais dicas em nosso blog!

 

Hospital de Olhos
MENU