Quais os pré-requisitos para cirurgia de hipermetropia

A hipermetropia é uma doença refrativa na qual os pacientes têm dificuldade para enxergar de perto. Assim que diagnosticada, o tratamento é o uso de lentes corretivas, ou as de contato ou os óculos de grau. E é muito importante voltar ao oftalmologista anualmente para checar se o grau evoluiu, se as lentes estão funcionando como deveriam e para um checkup de rotina. São essas consultas que darão ao médico os indicativos de que está na hora de se livrar de vez dos óculos e partir para a cirurgia a laser.

Se você já está naquele ponto em os óculos estão começando a encher o saco, este texto é perfeito para o seu momento. Veja agora quais são os pré-requisitos para cirurgia de hipermetropia.

Boas condições de saúde são pré-requisitos para cirurgia de hipermetropia

Apesar de ser um procedimento extremamente simples e rápido, ele ainda é uma cirurgia. Ou seja, é importante que você esteja em boas condições de saúde em geral. Isso porque o seu corpo deverá trabalhar para cicatrizar o local. E se você estiver, por exemplo, com o sistema imunológico deficiente, as chances de acontecerem problemas de cicatrização são maiores. Por isso, antes de mais nada, certifique-se de que tudo está em ordem com a sua saúde.

Os óculos de grau e as lentes de contato estão ficando chatos

A principal função da cirurgia a laser é se livrar dos óculos de uma vez por todas. Por isso, se eles estão começando a ficar chatos e a incomodar a sua rotina, é a hora de se consultar com um médico oftalmologista para checar se você tem os pré-requisitos para cirurgia de hipermetropia. É claro que não basta querer, mas esse já é um indicativo de que está na hora. Afinal de contas, ninguém vai se submeter a um procedimento eletivo sem querer, não é mesmo?

Idade e evolução do grau de hipermetropia

A cirurgia de hipermetropia pode ser realizada em pacientes entre os 18 e os 40 anos. Essa recomendação existe porque fora desse espectro de idade, o grau pode sofrer alterações bruscas que colocam o resultado da cirurgia em cheque. Por um lado, as crianças e os adolescentes ainda estão em desenvolvimento, o que faz os olhos mudarem bastante. Por isso, é importante esperar essa fase passar. Por outro lado, pessoas acima dos 40 anos podem começar a sentir os sintomas da vista cansada, que devem ser observados atentamente para a cirurgia. Esses são pré-requisitos para cirurgia de hipermetropia muito importantes.

Todos os exames pré-cirúrgicos

Antes de qualquer cirurgia o médico pedirá exames específicos sobre os seus olhos. E é fundamental que eles sejam realizados e levados para a apreciação do oftalmologista antes do dia da cirurgia. São tão importantes que não há como passar por esse procedimento sem eles. São obrigatórios a topografia da córnea, que analisa a curvatura da córnea, a paquimetria, que mede a espessura da córnea, e o mapeamento da córnea, que analisa as estruturas do fundo do olho.

O procedimento a laser é ambulatorial e a anestesia acontece por meio de colírios. Mas mesmo essa simplicidade exige alguns pré-requisitos para cirurgia de hipermetropia. E é muito importante que eles sejam respeitados para que o resultado esteja dentro do esperado.

Você pretende fazer uma cirurgia de hipermetropia? Conte nos comentários quais são as suas expectativas.