Sente sua visão turva? Entenda sobre a miopia

A miopia está entre as doenças oculares mais comuns no mundo. A verdade é que se você não tem essa condição, é muito provável que tenha alguém na família ou um amigo que use óculos de grau por esse motivo. Ela é uma das doenças refrativas, ou seja, é uma condição provocada pela refração da luz, que não ocorre como deveria dentro dos olhos.

Mas você já fez algum exame para detectar a miopia? Sabe exatamente do que se trata? Já sentiu a visão turva alguma vez? Veja agora como todas essas informações se conectam e entenda mais sobre essa doença refrativa.

O que é a miopia?

Como dissemos, a miopia é uma doença refrativa. Ela acontece quando o ponto focal da luz é anterior à retina. Isto é, ao invés de as imagens aparecerem focadas e bem nítidas, a pessoa míope experimenta a visão turva. Na prática, é a sensação de que algo está longe demais para ser enxergado. Ou seja, essa situação é o exato oposto da hipermetropia, que é a dificuldade para enxergar aquilo que está próximo demais.

Quais são os sintomas da miopia além da visão turva?

O principal sinal de que a pessoa tem miopia é, de fato, a dificuldade para enxergar objetos distantes. Mas existem outros sintomas que aparecem como consequência do esforço que os olhos fazem para focar imagens. Por isso, é comum que os pacientes pisquem excessivamente ou sintam tensão ocular. Em alguns casos, é possível que surjam dores de cabeça também. O mais importante é entender que esses são sintomas que desaparecerão com o tratamento adequado.

Qual é o tratamento indicado para a miopia?

A miopia pode ser diagnosticada em pacientes de todas as idades, embora seja mais comum em crianças na fase de alfabetização e jovens adultos, quando o corpo finalizou o seu desenvolvimento. Imediatamente após o diagnóstico, o tratamento mais recomendado é o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Nesses casos, o paciente sai do consultório direto para a ótica com uma receita em mãos.

Mas para aqueles que já se cansaram de toda a rotina de cuidados com as lentes corretivas, existe uma forma de se livrar delas e da visão turva de uma vez por todas. São as cirurgias oculares a laser. Realizadas em consultório e com colírios anestésicos, esses procedimentos são extremamente simples, rápidos e precisos. E para que a recuperação aconteça sem intercorrências, é importante seguir todas as orientações do médico oftalmologista.

Por que o número de pessoas com miopia só aumenta?

Existem cientistas dedicados diariamente a entender as doenças oculares, e entre elas está a miopia. Foi constatado que nos últimos 50 anos, o número de pessoas míopes duplicou. O que os cientistas acreditam é que essa é uma consequência dos hábitos das pessoas. Ou seja, nós passamos mais tempo focando naquilo que está na nossa frente (computador, celular, televisão e livros) e menos tempo apreciando áreas externas, onde a visão pode alcançar o horizonte.

Um indício desse resultado está na Ásia, onde 90% dos estudantes que terminam o ensino médio são míopes. Isso acontece, pois os estudos naquele continente são extremamente rigorosos e exigem que as crianças se dediquem por muito mais tempo que aqui no Brasil.

Quem sente a visão turva pode estar sofrendo com a miopia. O mais importante nesses casos é procurar a ajuda de um médico oftalmologista e buscar o diagnóstico o mais rápido possível. Essa é uma doença que não tem cura, mas que pode ser controlada e corrigida pelo uso de lentes de grau.

Você tem miopia ou conhece alguém que tem? Conte na nossa caixa de comentários.