mulher com dor de cabeça

Sente a vista cansada? Entenda o que pode ser isso

vista cansada

Os sintomas começam a ser percebidos ao realizar tarefas comuns do dia a dia, como ler um livro ou usar o telefone celular. Aos poucos a visão parece perder sua capacidade, os objetos vão ficando embaçados. Estes são sinais de vista cansada, ou presbiopia, que geralmente começam a aparecer por volta dos 40 anos e são progressivos. Quando mais avançados, os sintomas podem incluir dores de cabeça ou fadiga dos olhos. Ela acontece devido à perda de elasticidade da lente do olho, o cristalino, diminuindo o poder de foco dos olhos. A consequência disso é a projeção de imagens borradas na retina. Entenda o que pode estar provocando a vista cansada.

Vista cansada: processo natural de envelhecimento

O enrijecimento do cristalino acontece devido ao processo natural de envelhecimento do corpo. Com o tempo, os músculos ciliares ficam enfraquecidos e impedem que o cristalino se adapte às diferentes necessidades de foco. Por isso, é fundamental que o acompanhamento oftalmológico aconteça anualmente a partir dos 40 anos. Com as correções adequadas, é possível driblar os sintomas da vista cansada.

Condições especiais de saúde: fatores de risco

Algumas patologias favorecem o surgimento da Presbiopia. Nestes casos, os sintomas podem surgir precocemente, como consequência destas condições de saúde. Entre elas estão quadros de anemia, esclerose múltipla, diabetes e doenças cardiovasculares. Quando consultar o seu médico oftalmologista, informe-o sobre seu histórico médico e familiar. Desta forma, o diagnóstico poderá ser determinado com mais precisão.

vista cansada

Uso de medicamentos e efeitos colaterais

Todos os medicamentos são feitos para tratar alguma doença ou anomalia. Entretanto, a grande maioria deles tem efeitos colaterais que devem ser considerados durante a escolha do tratamento adequado a cada paciente. Um destes efeitos colaterais pode ser o surgimento da vista cansada precocemente.

Atenção ao uso de computadores

Quando os olhos são expostos à tela do computador durante muitas horas, é comum que a pessoa comece a experimentar os sintomas da vista cansada. Isso acontece porque os olhos se esforçam muito e não tem tempo suficiente para descansarem. Com o tempo os sintomas tornam-se mais frequentes e agravados. Neste caso, os médicos ainda consideram esta condição como uma síndrome que ainda pode ser revertida por meio do uso de colírios que impedem o ressecamento dos olhos, por exemplo. Se não tratada, esta síndrome pode evoluir para a presbiopia.

A vista cansada atinge quase a totalidade das pessoas que já passaram dos 40 anos. Não existe tratamento definitivo, mas algumas medidas simples devolvem a acuidade visual dos pacientes acometidos por esta condição. É possível usar óculos, lentes de contato ou, até mesmo, fazer cirurgias. A solução mais simples ainda é o uso de óculos, que compensará a falta de flexibilidade do cristalino, fazendo com que a imagem projete corretamente na retina. Geralmente, o grau necessário dos óculos é estabilizado por volta dos 60 anos. O importante é consultar um médico oftalmologista regularmente e avaliar a saúde dos seus olhos com a seriedade que eles necessitam.

Você está começando a sentir os sinais da vista cansada? Tire suas dúvidas nos comentários.