Vista cansada: saiba como identificar

A vista cansada é o nome popular para uma doença refrativa conhecida como presbiopia. Ela acomete pessoas a partir dos 40 anos, justamente porque é uma consequência natural do envelhecimento humano. Mais especificamente, o que acontece é o enfraquecimento dos músculos ciliares, que impedem que o cristalino se adapte às diferentes necessidades de foco. Essa é uma condição extremamente comum e que pode ser corrigida com o uso de óculos de grau.

Mas antes de colocarmos o carro na frente dos bois, vamos voltar aos sintomas dessa doença refrativa. Entenda agora como identificar a vista cansada.

Os braços parecem curtos demais na hora da leitura

A vista cansada tem os sintomas parecidos com a hipermetropia. Isto é, com a dificuldade de enxergar nitidamente objetos próximos. Por isso, as pessoas começam a afastar os objetos para que consigam focar corretamente. Ao ler um livro, por exemplo, a tendência é afastá-lo cada vez mais até as letras possam ser focadas corretamente. Com o passar do tempo, a distância dos braços parece pequena demais.

A visão na penumbra fica difícil

Um outro sinal muito comum da vista cansada é a dificuldade para enxergar em ambientes escuros. Isso acontece porque os olhos já se esforçam acima do normal para manter a acuidade em ambientes iluminados. Letras que antes podiam ser lidas normalmente parecem borradas. Na penumbra, esse esforço é ainda maior e muitas vezes é o primeiro sinal de que um médico oftalmologista precisa ser consultado. Antes mesmo que dirigir à noite se torne um risco.

Dores de cabeça causadas pela vista cansada

A presbiopia não diagnosticada e não tratada coloca os olhos em uma posição de extremo esforço. Quanto mais tempo sem diagnóstico, mais eles terão que trabalhar para enxergar com nitidez. E a consequência direta disso são dores de cabeça, que podem aumentar à medida que a presbiopia progride.

A miopia começou a melhorar

Para pacientes que passaram a vida toda usando óculos para a miopia, a vista cansada pode ser uma coisa boa. Isso porque, em alguns casos, a evolução desse quadro pode anular alguns graus da miopia. Na realidade, isso acontece porque essas são duas condições opostas. Isto é, enquanto a presbiopia dificulta enxergar objetos próximos, a miopia é a dificuldade para enxergar de longe. Quando combinadas, elas podem se anular em alguns casos.

Mantenha consultas regulares ao oftalmologista

Todos esses sinais podem indicar de que a presbiopia está começando a se manifestar. Eles estão listados aqui, pois é importante que você saiba relatar todos esses sintomas ao médico. A realidade é que somente mantendo a sua rotina de consultas anuais será possível identificar o surgimento da vista cansada. O médico oftalmologista fará todos os exames necessários e, se identificada essa doença refrativa, receitará os óculos mais adequados.

A vista cansada é uma condição natural e inerente ao envelhecimento. Pacientes com essa condição têm dificuldades para focar em objetos próximos, ler livros e enxergar com nitidez na penumbra. Por isso, se você já passou dos 40 anos e ainda não foi consultar um médico oftalmologista sobre esses sintomas, está na hora de agendar uma consulta, não acha?

Você experimenta alguns dos sintomas da vista cansada? Conte nos comentários!