vista cansada

Vista cansada: saiba como identificar

vista cansada

A vista cansada é o nome popular para uma doença refrativa conhecida como presbiopia. Ela acomete pessoas a partir dos 40 anos, justamente porque é uma consequência natural do envelhecimento humano. Mais especificamente, o que acontece é o enfraquecimento dos músculos ciliares, que impedem que o cristalino se adapte às diferentes necessidades de foco. Essa é uma condição extremamente comum e que pode ser corrigida com o uso de óculos de grau.

Mas antes de colocarmos o carro na frente dos bois, vamos voltar aos sintomas dessa doença refrativa. Entenda agora como identificar a vista cansada.

Os braços parecem curtos demais na hora da leitura

A vista cansada tem os sintomas parecidos com a hipermetropia. Isto é, com a dificuldade de enxergar nitidamente objetos próximos. Por isso, as pessoas começam a afastar os objetos para que consigam focar corretamente. Ao ler um livro, por exemplo, a tendência é afastá-lo cada vez mais até as letras possam ser focadas corretamente. Com o passar do tempo, a distância dos braços parece pequena demais.

A visão na penumbra fica difícil

Um outro sinal muito comum da vista cansada é a dificuldade para enxergar em ambientes escuros. Isso acontece porque os olhos já se esforçam acima do normal para manter a acuidade em ambientes iluminados. Letras que antes podiam ser lidas normalmente parecem borradas. Na penumbra, esse esforço é ainda maior e muitas vezes é o primeiro sinal de que um médico oftalmologista precisa ser consultado. Antes mesmo que dirigir à noite se torne um risco.

vista cansada

Dores de cabeça causadas pela vista cansada

A presbiopia não diagnosticada e não tratada coloca os olhos em uma posição de extremo esforço. Quanto mais tempo sem diagnóstico, mais eles terão que trabalhar para enxergar com nitidez. E a consequência direta disso são dores de cabeça, que podem aumentar à medida que a presbiopia progride.

A miopia começou a melhorar

Para pacientes que passaram a vida toda usando óculos para a miopia, a vista cansada pode ser uma coisa boa. Isso porque, em alguns casos, a evolução desse quadro pode anular alguns graus da miopia. Na realidade, isso acontece porque essas são duas condições opostas. Isto é, enquanto a presbiopia dificulta enxergar objetos próximos, a miopia é a dificuldade para enxergar de longe. Quando combinadas, elas podem se anular em alguns casos.

Mantenha consultas regulares ao oftalmologista

Todos esses sinais podem indicar de que a presbiopia está começando a se manifestar. Eles estão listados aqui, pois é importante que você saiba relatar todos esses sintomas ao médico. A realidade é que somente mantendo a sua rotina de consultas anuais será possível identificar o surgimento da vista cansada. O médico oftalmologista fará todos os exames necessários e, se identificada essa doença refrativa, receitará os óculos mais adequados.

A vista cansada é uma condição natural e inerente ao envelhecimento. Pacientes com essa condição têm dificuldades para focar em objetos próximos, ler livros e enxergar com nitidez na penumbra. Por isso, se você já passou dos 40 anos e ainda não foi consultar um médico oftalmologista sobre esses sintomas, está na hora de agendar uma consulta, não acha?

Você experimenta alguns dos sintomas da vista cansada? Conte nos comentários!

Hospital de Olhos
MENU