
O que é telemedicina e como funciona – Hospital de Olhos de São Paulo
Com o atual cenário envolvendo a Covid-19, os médicos e hospitais precisaram se adaptar para continuar atendendo seus pacientes. Pensando nisso, iniciaram atendimentos à distância, a chamada telemedicina.
COMO FUNCIONA
Utilizando os dispositivos eletrônicos, médico e paciente se comunicam diretamente. É importante ressaltar que a confidencialidade e segurança das informações não foram modificadas: é obrigatório que toda consulta tenha registro formal em um prontuário clínico apontando data, hora, tipo de tecnologia utilizada e o número do conselho regional do médico.
COMO É APLICADA NO BRASIL
A telemedicina, no Brasil, está em expansão principalmente por conta da pandemia no novo Coronavírus. Porém, a iniciativa começou antes desse período. Por exemplo: em algumas universidades e hospitais, já existia a busca por utilizar a inteligência artificial como recurso para melhorar e expandir os atendimentos.
Atualmente, essa é a melhor saída para evitar que pacientes compareçam a hospitais de forma desnecessária, dificultando um possível contágio pela Covid-19.
VANTAGENS DA TELEMEDICINA
Uma das principais vantagens dessa tecnologia é a possibilidade de atender pacientes em locais mais afastados dos centros urbanos. Aos médicos, possibilita o apoio de outros colegas de profissão em alguma tomada de decisão, além de poder participar de programas educacionais em qualquer lugar do país.
PROCESSOS NO HOSPITAL DE OLHOS DE SÃO PAULO
O Grupo Hosp, recentemente, iniciou atendimentos a partir da teleorientação – uma linha da telemedicina. A partir do uso de computadores, tablets ou smartphones, os médicos atendem à distância por videochamada.
O atendimento é feito de forma gratuita e segue os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), permitindo que a comunicação seja realizada digitalmente, com sigilo e proteção.
Para solicitar o atendimento, entre em contato com a central e faça seu agendamento.