Conteúdo

Aplicação de toxina que corrige a expressão na oftalmologia

Você já se incomodou com aquelas famosas ruguinhas no rosto, pés de galinha e linhas de expressão? Sempre quando se fala desse assunto, a primeira coisa pensada para solucionar as ruguinhas é a toxina injetável. Porém, além de ter funções estéticas, a toxina para preenchimento também pode ser usada em tratamentos de diversas doenças.

Na oftalmologia, existe uma especialidade responsável pela correção na região dos olhos, ela se chama plástica ocular. Por isso, separamos pontos essenciais sobre a relação do procedimento que corrige a expressão com a oftalmologia e suas principais implicações.

BLEFAROESPASMOS

A principal aplicação terapêutica da toxina na oftalmologia é o blefaroespasmo, que se caracteriza pela contração involuntária da musculatura da face, principalmente ao redor dos olhos. O blefaroespasmo geralmente se inicia de forma leve, podendo se acentuar com o passar do tempo. Desconforto nos olhos à luz de forte intensidade pode desencadear os espasmos e resultar em piscar involuntário.

A aplicação da substância inibe a contração dos músculos afetados, diminuindo o movimento involuntário e melhorando a qualidade de vida do paciente.

ENTRÓPIO

Outro problema associado aos olhos é o entrópio, no qual a pálpebra superior ou inferior perde sua estabilidade e se rotaciona em direção aos olhos, de forma que os cílios passam a ficar voltados para o globo ocular. Esta situação pode gerar danos à córnea e causa bastante desconforto. Neste caso, a toxina pode ser aplicada em parte do músculo orbicular para diminuir sua força de contração, na tentativa de estabilizar melhor o delicado jogo de forças que mantém a pálpebra em sua posição natural.

ESTRABISMO

Além disso, a substância injetável tem um importante papel no tratamento de alguns casos de estrabismo. Em estrabismos paralíticos, alguns músculos podem apresentar contratura, resultando em piora do quadro oftalmológico e dificultando um eventual plano cirúrgico. Nesta situação, o procedimento é de grande ajuda, pois auxilia no relaxamento muscular, impedindo que a contratura se estabeleça.

FINALIDADE ESTÉTICA

Entretanto, a substância de congelamento do músculo é amplamente conhecida pelo seu uso estético, no tratamento de rugas e pequenas imperfeições da face.

É importante ressaltar que se não houver um acompanhamento oftalmológico, a aplicação pode gerar complicações para os olhos, como a queda da pálpebra superior (ptose) resultando em dificuldades para enxergar, ou ectrópio da pálpebra inferior resultando em grande desconforto ocular. Além disso, deve-se tomar cuidado em pacientes alérgicos, pois ainda que sejam extremamente raras, reações alérgicas incluindo anafilaxia podem ocorrer após a administração da substância injetável.

IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO

Por isso, quando se fala da região dos olhos, é fundamental passar com um médico especialista em saúde ocular para avaliar a melhor indicação de aplicação do procedimento e evitar possíveis complicações.

Está pensando em realizar procedimento estético na região dos olhos? O Grupo HOSP possui uma equipe dedicada para esses casos, trazendo experiência e estrutura necessária para tratar cada caso clínico com segurança, buscando sempre manter o respeito e dedicação à saúde dos seus olhos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta