Conteúdo

Hábitos que melhoram a saúde dos olhos

Com a mudança de hábitos devido à pandemia, as consequências da exposição excessiva às telas e a falta de atenção adequada com a saúde ocular são preocupantes. Especialistas alertam que manter esses hábitos neste cenário pós-pandêmico pode causar danos irreversíveis à visão.

Pensando nisso, separamos algumas dicas simples que, inseridas na sua rotina, te ajudarão a manter qualidade de vida e a boa saúde dos seus olhos, protegendo-os de eventuais desconfortos e problemas oculares. Agora, confira alguns cuidados essenciais:

Não leve as mãos aos olhos

Coçar os olhos é um hábito comum, instintivo e prejudicial para a saúde da sua visão, além de favorecer a contaminação pela Covid-19. Tocar ou esfregar os olhos com frequência pode resultar em vários problemas oculares, já que a estrutura ocular é bastante sensível. Também, através da pressão realizada ao ter contato com a região, é possível ocasionar lesões e doenças mais graves como descolamento de retina e ceratocone. Além disso, as nossas mãos são veículos para transmissão de bactérias, levando a problemas como a conjuntivite bacteriana.

Não compartilhe objetos de uso pessoal ou maquiagem

A maquiagem faz parte do dia a dia de muitas pessoas, mas precisamos ter atenção e tomar alguns cuidados.

Não é recomendado dormir de maquiagem devido os riscos de obstrução dos poros, bem como o acúmulo de substâncias na região ou compartilhar objetos como toalhas, colírios, pincéis e maquiagens. Existem várias doenças que podem ser transmitidas dessa forma, como as conjuntivites virais e bacterianas e herpes ocular.

Mantenha a pressão arterial controlada

Sabemos que tudo em excesso e todo desequilíbrio é nocivo para o bom funcionamento do nosso corpo. Neste caso, quando a pressão arterial está desregulada, pode causar diversos danos à saúde, incluindo a visão. Quando muito alta, há riscos de ocorrer um edema, ou seja, um inchaço nos vasos sanguíneos responsáveis por irrigar a retina, levando o indivíduo a enxergar vultos, e à progressão da retinopatia hipertensiva.

Como a própria hipertensão arterial, a retinopatia hipertensiva não costuma apresentar sintomas, dificultando assim o diagnóstico. Por esta razão, o acompanhamento preventivo oftalmológico é fundamental por parte das pessoas com pressão alta.

Consulte o seu oftalmologista e realize exames preventivos regularmente

O medo de contaminação pelo coronavírus e o distanciamento social fizeram com que grande parte das pessoas adiassem as consultas oftalmológicas. Entretanto, segundo especialistas, para além de afetar o cuidado preventivo, a interrupção de tratamentos levou ao agravamento do caso de pacientes que sofrem de doenças que, se não tratadas corretamente, comprometem a visão.

Portanto, consulte o seu oftalmologista regularmente! As consultas periódicas são fundamentais em todas as fases da vida, para garantir a saúde ocular, por isso, não deixe de fazer seus exames de rotina. O médico oftalmologista examinará seus olhos e entenderá as suas necessidades, sugerindo o melhor tratamento para tratar de possíveis condições oftalmológicas.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta