Ainda que o Brasil tenha uma ótima relação entre números de especialistas, 1 em cada 5 brasileiros não tem acesso a oftalmologistas. Além disso, vale dizer que não faz parte dos hábitos dos brasileiros procurar o médico, inclusive nessa especialidade, sem que haja um motivo mais forte ou crítico de alguma enfermidade.
Porém, se o objetivo é garantir a saúde dos olhos, é fundamental visitar um oftalmologista no momento certo. Alguns indícios ajudam a saber quando fazer as consultas, e ficar atento a eles faz toda a diferença para o tratamento e recuperação.
Veja a seguir quais são os 4 sinais de que é hora de fazer uma visita ao especialista.
1. O surgimento de sintomas atípicos é sinal para visitar um oftalmologista
Um dos maiores sinais de alerta para procurar esse especialista é o surgimento de sintomas atípicos em relação à saúde dos olhos. A coceira e a vermelhidão podem significar uma conjuntivite, mas também podem ser sinal de algo mais.
Sensação de corpo estranho no olho e fotofobia — a sensibilidade elevada à luz — são outros quadros comuns. Por mais que pareçam condições inofensivas, elas podem mascarar um problema maior.
E, inclusive, não é necessário esperar que o problema se repita várias vezes para ir ao médico. Qualquer alteração fora do normal já é motivo para visitar um oftalmologista.
2. A perda parcial e/ou gradual de visão também exige a avaliação de um médico
Não é normal experimentar perda de visão gradual ou parcial. Por isso, se você está com mais dificuldade de enxergar de perto e/ou de longe, de identificar formas e distinguir cores, é hora de buscar um médico.
O surgimento de manchas e borrões, a dificuldade de enxergar no escuro e a sensação de cansaço visual são outras questões nesse sentido.
A consulta em um oftalmologista não é importante apenas para manter a saúde dos olhos em dia, mas também para garantir a segurança. Afinal, esse tipo de condição pode favorecer a ocorrência de acidentes.
3. A chegada da idade é mais um fator para ir ao consultório
Com o envelhecimento, é fundamental redobrar os cuidados com a saúde e isso inclui visitar um oftalmologista com mais regularidade. A partir dos 40 anos, alguns problemas começam a aparecer com mais frequência, como a vista cansada.
Outras questões como o glaucoma se tornam ainda mais importantes a partir dos 45 anos e, a partir dos 60, é preciso redobrar os cuidados com a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Mesmo que nenhum sintoma faça crer que há algo de errado, é indispensável manter uma postura preventiva para manter a visão.
4. O tempo entre visitas não deve ser ignorado
Porém, em qualquer idade é fundamental visitar o oftalmologista com regularidade. Com isso, o tempo entre as visitas é um fator que deve motivar a marcação da próxima consulta.
Quem não tem grandes problemas deve ir ao médico a cada seis meses, no máximo. Porém, quem tem problemas crônicos, como o ceratocone ou a catarata, precisa fazer um acompanhamento de perto para evitar a progressão da doença a ponto de afetar a qualidade de vida.
A regularidade das visitas garante que qualquer problema seja identificado ainda no começo, facilitando um possível tratamento e aumentando a sua efetividade.
Com esses sinais para visitar um oftalmologista, você garante que a saúde dos olhos será sempre acompanhada por um especialista. Isso leva a mais proteção e qualidade de vida, evitando problemas no futuro.
Conte nos comentários seus hábitos em visitar esse profissional e participe do debate.