Os colírios são medicamentos líquidos para aplicação diretamente nos olhos. São usados no tratamento de diversas doenças, mas também para a lubrificação da córnea. Independentemente do colírio ou a razão que o faz usá-lo, é muito importante que ele seja receitado por um médico oftalmologista. Isso porque eles são extremamente úteis para o tratamento, mas podem oferecer riscos para a saúde se usados indiscriminadamente.
Por isso, veja agora uma lista com os prós e contras dos colírios.
Medicamento de uso tópico e rápida absorção está entre os prós e contras dos colírios
Os colírios são medicamentos de uso tópico, ou seja, eles são aplicados diretamente na região que necessita de tratamento. A vantagem desse tipo de tratamento está no fato de que a medicação é rapidamente absorvida e começa a agir imediatamente nos olhos. Esse é definitivamente um ponto positivo na lista de prós e contras dos colírios. Ao contrário disso, os comprimidos, por exemplo, devem ser absorvidos pelo estômago para atingirem a corrente sanguínea e só então começarem a fazer efeito.
Aflição para aplicar está na lista de prós e contras dos colírios
Para algumas pessoas esse ponto pode não ser relevante, mas para uma grande parcela da população o contato de qualquer coisa com os olhos pode ser bastante aflitivo. Adicione a esse argumento o fato de que alguns colírios provocam certa ardência nos olhos. Esses são os mesmos pacientes que têm dificuldades para lidar com as lentes de contato. Apesar disso, nem sempre é possível substituir o tratamento por comprimidos. A dica é fechar os olhos e pingar o colírio próximo ao canal lacrimal. Dessa forma, quando o paciente abrir os olhos sutilmente, o medicamento entrará em contato com os olhos.
Uso em excesso pode piorar algumas doenças
É verdade que os colírios são excelentes medicamentos e que têm grande eficácia para combater diversas doenças. Mas eles também podem ser prejudiciais se usados em excesso, ou seja, fora das orientações dos médicos. Em alguns casos, o colírio pode provocar ulcerações na córnea. Podem também aumentar a pressão intraocular, aumentando as chances de desenvolver glaucoma. Na lista de prós e contras dos colírios, usá-los da forma incorreta não traz benefícios.
Colírios não estão livres da interação medicamentosa
Sempre que um médico faz uma receita com medicamentos que o paciente necessita, ele presta bastante atenção a outros remédios que está tomando. Tanto os que foram receitados por outro profissional quanto todos aqueles que ele acha importante receitar. Isso porque quando remédios interagem, eles podem anular o efeito do outro ou até intoxicar o paciente. Nesse sentido, os colírios não estão livres dessa preocupação.
Entre todos os prós e contras dos colírios, a verdade é que eles são medicamentos extremamente eficazes e usados no tratamento de diversas doenças oculares. Para que tragam problemas para a saúde, é preciso que as orientações dos médicos sejam descumpridas. Por isso, antes de comprar e usar qualquer tipo de colírio, consulte o seu médico. Ou se o tratamento não tiver o resultado que você espera, procure a ajuda do profissional antes de estender o tempo de tratamento ou tentar outro colírio.
Você já teve algum tipo de problema relacionado ao uso de colírios? Compartilhe sua experiência nos comentários!
3 respostas
Sim,comprei lunera, ficou o olho irritado, descontrolou a droga da minha pressão,ela mandou usar 3 a 4 vzs dia, se usando 2 já estou péssima da pressão até zumbido comecei a ter, esses médicos,são irresponsáveis, receitam aleatoriamente,como se fosse a coisa mais saudável, um absurdo, 80% dos médicos hoje deixam a desejar, principalmente em Curitiba.
Eu uso colírio e quando acordo fico com as vistas inflamadas e normal?
Colírio antibiótico pós operatório age só no local ou vai para corrente sanguínea?