A maquiagem venceu há certo tempo, mas continua com um bom aspecto e textura, posso continuar usando tranquilamente? A resposta do Grupo HOSP é: Não!
Por que jogar fora?
Precisamos entender que, quando um cosmético vence, seus conservantes param de funcionar como deveriam. Ou seja, não é apenas uma questão de qualidade do produto, mas também da perda da garantia de que ele não será contaminado por bactérias, ácaros e fungos.
E você sabe quais riscos uma possível contaminação apresenta aos seus olhos?
Os riscos mais comuns da maquiagem vencida
Algumas consequências do uso da maquiagem vencida para os olhos são:
- Irritação ou alergia;
- Descamação da pálpebra;
- Conjuntivite;
- Blefarite.
Você já deve conhecer um pouco dos três primeiros tópicos – e com certeza não deseja sofrer de nenhum deles –, mas provavelmente você ainda não ouvir falar de blefarite.
O que é blefarite?
A blefarite é uma doença ocular que provoca vermelhidão, ardência, coceira e a incômoda sensação arenosa na vista, como se houvesse alguma coisa no olho. Bom, na verdade há. São bactérias.
Em alguns casos, essa condição ainda leva a queda dos cílios ou acontece simultaneamente à conjuntivite.
Por isso, fique atento ao prazo de vencimento da sua maquiagem. E, quando chegar a hora de descartar o produto, faça isso sem remorsos. Sua saúde é mais importante.
Outros cuidados com a maquiagem
Além de ficar atenta à data de vencimento, não se esqueça de armazenar sua maquiagem de forma correta.
Evite a exposição direta da maquiagem à umidade do banheiro. É preferível que ela seja guardada no quarto ou em um local seco, arejado e, se possível, mais escuro.
Também procure lavar seus pincéis regularmente, evitando o acúmulo de produto nas cerdas e prevenindo a contaminação com micro-organismos.
Essa dica foi útil? Compartilhe com outras pessoas e ajude a evitar que problemas oculares como esses ocorram por desconhecimento.