Conteúdo

Anatomia, nervos e lesões: o que é o quiasma óptico

Formado pelo encontro de dois nervos ópticos em uma estrutura em “X”, o quiasma óptico pode implicar em mudanças na visão. Por conta dessa anatomia, se houver alguma lesão em qualquer ponto do nervo óptico, é possível que haja alterações na visão.

O que pode causar inflamação no nervo óptico?

O aumento da pressão intraocular é um fator de desequilíbrio entre a produção e eliminação de líquido dentro do olho. Suas causas estão relacionadas com:

  • Histórico familiar de glaucoma
  • Obstrução do sistema de drenagem do olho
  • Uso prolongado de medicação Prednisona ou Dexametasona
  • Trauma no olho ocasionado por pancadas, sangramento, tumor ocular ou inflamação
  • Realização de cirurgia nos olhos, principalmente o procedimento para o tratamento de catarata

O que é nervo óptico?

É uma das peças chave para a visão. Basicamente, sua função é conectar o cérebro com nossos olhos para que os impulsos nervosos sejam enviados da retina até o córtex. Ele faz parte do sistema nervoso sensorial. Ou seja, depois de receber estímulos de luzes projetadas em objetos, o nervo óptico processa essas informações – daí ser essencial à visão.

Qual a origem do nervo óptico?

No cérebro humano existem 12 pares cranianos – o segundo deles é o nervo óptico. Formado por uma união de fibras nervosas nascida em células relacionadas à retina, essas fibras agrupadas formam o disco óptico.

Quais os nervos dos olhos?

Além do nervo óptico explicado anteriormente, existem ainda a artéria oftálmica e a artéria central da retina – e ambas enviam sangue a cada olho. Já as veias oftálmicas ou veias vórtex fazem o contrário, drenam sangue do olho.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta