Conteúdo

Herpes no olho: causas e tratamentos

Parecido com uma conjuntivite, a herpes ocular do tipo 1 tem o mesmo agente causador que a herpes labial. Para contrair a doença é preciso ter havido contato direto com um portador da infecção a partir de gotículas de saliva ou secreção nasal.

É fundamental, nesses casos, ficar atento aos sintomas da doença: se não tratados, os problemas podem incluir visão embaçada, ou, em casos mais extremos, cegueira.

Sintomas

Na maioria dos casos, a doença aparece em apenas um olho e podem ser confundidos com a conjuntivite, pois estão entre eles:

  • Visão embaçada;
  • Coceira no olho;
  • Vermelhidão;
  • Irritação no olho;
  • Fotofobia.

Além desses sintomas, a herpes ocular também provoca feridas. Entre os locais, a mais grave é a que fica localizada na córnea, na pálpebra – em duas semanas, as pequenas vesículas formadas secam e se tornam crostas e na conjuntiva, apresentando sintomas parecidos com os da conjuntivite.

Tratamento

O tratamento dos sintomas de herpes nos olhos depende do local e da extensão da doença. Na maioria dos casos, os pacientes seguem com antivirais (em colírios ou pomadas).

O ideal para o tratamento é iniciar o mais rápido possível. Infelizmente, não existe a garantia de que a doença não retornará – pois o vírus da herpes permanece no organismo mesmo sem estar ativo.

A principal recomendação é não se automedicar. Procure um oftalmologista assim que os primeiros sintomas surgirem.

Compartilhar:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta