A visão é um sentido delicado e muitos não percebem como hábitos diários podem prejudicar a saúde dos olhos, levando a lesões e problemas oftalmológicos.
Confira abaixo 5 delas.
1. Coçar os olhos
O hábito de coçar os olhos é comum, mas representa um fator de risco para conjuntivites causadas por bactérias e vírus, que podem estar nas mãos contaminadas. Além disso, a longo prazo, esse costume prejudica a visão, causando ou agravando o ceratocone, uma doença ocular que modifica a estrutura da córnea, tornando-a mais fina e curvada, lembrando o formato de um cone.
Por essa razão, não esfregue os olhos de maneira nenhuma! Para aliviar o incômodo, utilize compressas de água e mantenha os olhos lubrificados, seguindo a orientação do seu médico.
2. Usar colírio sem indicação médica
Não podemos esquecer que colírios são medicações com diferentes finalidades. Muitas pessoas, ao enfrentarem algum desconforto ocular, tendem a comprar esses produtos por conta própria, na esperança de resolver o problema rapidamente. No entanto, o uso sem orientação médica pode desencadear reações alérgicas e diversos efeitos colaterais.
Quando você sentir alguma irritação, dor ou coceira nos olhos, não se automedique. Em vez disso, busque um oftalmologista para descobrir a origem do problema e prescrever o tratamento adequado. Isso garantirá, não apenas um alívio eficaz, mas também a segurança da saúde dos seus olhos a longo prazo.
3. Dormir usando lentes de contato
Se você faz uso de lentes de contato, é possível que em algum momento tenha se esquecido de removê-las antes de dormir. No entanto, essa prática aumenta, significativamente, o risco de infecções oculares, incluindo a queratite, uma condição em que a córnea se inflama. Por isso, antes de se deitar, lembre-se sempre de verificar se retirou suas lentes.
4. Tempo excessivo frente às telas
O uso frequente de dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, é uma prática comum entre pessoas de todas as idades, mas essa exposição prolongada impacta negativamente a saúde dos olhos. A intensidade do brilho e contraste das telas tendem a provocar fadiga ocular, redução da lubrificação e até mesmo ao ressecamento, podendo causar microfraturas no globo ocular.
Os efeitos prejudiciais resultantes da exposição prolongada às telas também incluem erros refrativos (miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo). Para prevenir esses problemas, é importante fazer pausas regulares a cada 30 minutos de uso, permitindo aos olhos um descanso de, pelo menos, 5 minutos.
5. Exposição ao sol
Estudos realizados pelo Instituto Penido Burnier mostram que a exposição prolongada e desprotegida à luz solar deixa o cristalino e a retina mais expostos a danos, aumentando o risco de doenças oculares. O excesso de sol também contribui para o desenvolvimento ou agravamento de doenças oculares, como catarata, pterígio e fotoceratite.
A pesquisa revelou que apenas uma parcela pequena da população protege seus olhos do sol o ano todo. No entanto, é importante ressaltar que óculos de sol sem proteção UV podem ser mais prejudiciais do que o ato de não fazer uso, uma vez que eles fazem com que a pupila se dilate, permitindo que mais radiação solar alcance os olhos. Portanto, ao escolher os seus óculos de sol, certifique-se que há proteção solar e considere também o uso de boné ou viseira em ambientes ensolarados.
Onde realizar consultas e exames?
Mesmo que você não use óculos, é imprescindível visitar um oftalmologista a cada seis meses ou anualmente para avaliar e garantir a saúde dos olhos. A prevenção é sempre a maneira mais eficaz de evitar complicações.
Nas unidades do Grupo HOSP, localizadas em todo o estado de São Paulo, contamos com uma equipe de profissionais qualificados para realizar uma variedade de consultas e exames oftalmológicos. Nosso corpo clínico é especializado em diversas áreas da oftalmologia, e nossas unidades dispõem de tecnologia e infraestrutura para proporcionar o melhor atendimento aos nossos pacientes.
Ficou interessado em agendar uma consulta? Entre em contato agora mesmo clicando aqui.
Esse conteúdo foi útil? Compartilhe com outras pessoas e ajude a evitar que esse problema se agrave por falta de informação.