Conteúdo

Saiba qual o melhor tipo de óculos para a sua visão 

Você já deve ter ficado na dúvida sobre qual tipo de óculos escolher. Afinal, existem diversos tipos de lentes, materiais, armações e cada um com um propósito. No texto de hoje, iremos explicar as principais diferenças entre os óculos, para que você tome a melhor decisão.

Tipos de materiais

O primeiro passo para escolher as lentes dos seus óculos é entender os tipos de materiais disponíveis no mercado. A atenção deve ser redobrada quando falamos sobre a refração. Esta tem relação com a capacidade da lente em mudar a direção dos raios de luz para corrigir o foco.

Confira alguns tipos de materiais abaixo:

Vidro – Foram as primeiras disponíveis no mercado. Apesar de ainda serem fabricados, estão em desuso por serem muito frágeis, pesadas e espessas;

Acrílico – Por terem boa durabilidade e mais leveza, são as mais desejadas;

Resina – Para quem tem alto grau de miopia ou hipermetropia, as lentes de resina são as mais indicadas. Isso porque é possível criar lentes mais finas.

Tipos de lentes

Antes de apresentarmos os tipos de lentes, precisamos falar quais os problemas que podem ser corrigidos utilizando óculos:

Miopia – Dificuldade de ver objetos em longa distância;

Hipermetropia – Dificuldade de ver objetos em curta distância;

Astigmatismo – Dificuldade de enxergar objetos tanto de longe quanto de perto;

Presbiopia – Ocorre normalmente depois dos 40 anos e é a dificuldade de focar em objetos próximos.

Agora que entendemos quais problemas podem ser corrigidos, vamos apresentar as três lentes disponíveis no mercado.

1 – LENTE SIMPLES – É ideal para aqueles que possuem apenas um problema de visão.

2 – LENTE BIFOCAL – Ideal para quem tem presbiopia, pois possuem dois campos de visão – um para longe e outro para perto.

3 – LENTE MULTIFOCAL – Para aqueles que possuem mais de um problema, essa é a lente mais indicada. Sendo assim, o lado inferior corrige a visão de curta distância, no centro é corrigida a visão de média distância e na parte superior, corrige de longo alcance.

Tipos de armação

Aqui não vamos entrar no mérito da estética das armações. Neste tópico, iremos abordar os materiais usados. Assim, você pode avaliar quais particularidades agradam mais.

ARMAÇÃO DE ACETATO – São mais resistentes e possuem boa flexibilidade. Por isso, são as mais procuradas no mercado.

ARMAÇÃO METÁLICA – São indicadas para lentes mais finas. Porém, para os alérgicos, é importante verificar se o elemento níquel está presente na peça.

ARMAÇÃO EMBORRACHADA – Também conhecidas como “siliconadas”, são indicadas principalmente para crianças. Agora que você já sabe sobre as lentes e armações, ficará muito mais fácil escolher seus óculos. Lembre-se de passar no oftalmologista. Nós, do Hospital de Olhos de São Paulo, trabalhamos para garantir exames 100% seguros e de qualidade para a saúde dos seus olhos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta