Conteúdo

Entenda o que é e como é feito o exame de motilidade ocular

Apesar do nome assustar algumas pessoas, a motilidade ocular é um exame simples. Ele ocorre durante a consulta oftalmológica e avalia o alinhamento dos olhos, movimentação e musculatura. A partir do exame, o oftalmologista poderá indicar qual tratamento correto será necessário. Abaixo você entende um pouco mais sobre o procedimento.  

Para que serve?

Esse exame é utilizado para diagnosticar se o paciente possui estrabismo. Além disso, também avalia a capacidade visual – seja de um olho ou de ambos -, em casos em que a convergência não esteja acontecendo da forma necessária.

Alguns dos sintomas são: visão dupla, dificuldade de concentração, cansaço, sono e dores de cabeça. Normalmente, eles aparecem depois da leitura.

Como é feito o exame

Como citado no início do texto, este é um exame que ocorre durante a consulta oftalmológica. Um dos testes mais conhecidos é o de seguir com os olhos um objeto mostrado pelo médico.

Também é feito uma avaliação do movimento dos olhos. Para isso, é solicitada a fixação do olhar em pontos diferentes.

Fique tranquilo, para o exame de motilidade ocular, não é necessário nenhum pré-preparo. Também não ocorre dilatação da pupila.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta