Esfregar os olhos ao acordar, ao entrar em contato com a poluição da cidade ou até após o banho são situações rotineiras. Porém, essa é uma ação que pode prejudicar as estruturas oculares e que exige cautela.
Devido ao impacto que a atitude pode causar, é fundamental conhecer alguns cuidados para tomar ao coçar os olhos. Assim, é viável garantir a saúde da região e a eliminação da sensação de coceira.
Veja as 5 recomendações mais importantes e saiba por que elas são relevantes.
1. Evitar coçar os olhos sempre é a principal recomendação
A principal recomendação sobre o ato de coçar a região dos olhos é evitá-lo ao máximo. Mesmo seguindo todas as indicações, essa ação pode causar deformidades no globo ocular e favorecer o surgimento de infecções. Inclusive, pode ajudar o desenvolvimento de doenças como o ceratocone.
Por isso, o ideal é utilizar lágrimas artificiais ou colírios receitados pelo médico para lavar os olhos quando houver a sensação de coceira. Assim, há riscos menores de haver algum problema com essa área tão delicada.
2. Estar com as mãos limpas é um dos cuidados para tomar ao coçar os olhos
Porém, em alguns casos, coçar a região pode ser inevitável para muita gente. Nesse sentido, é fundamental estar sempre com as mãos muito bem limpas.
Com o contato direto, diversos microrganismos – como vírus e bactérias – ficam com o caminho livre para agir nas estruturas oculares.
Isso pode gerar desde conjuntivite a infecções e problemas mais graves. Para evitar isso, lave sempre as mãos antes de tocar nos olhos.
3. Ter cautela ao coçar ajuda a prevenir lesões
Outro entre os cuidados para tomar ao coçar os olhos é que é preciso fazê-lo com cautela. Coçar a região vigorosamente aumenta os riscos de lesões, desde na superfície da córnea até um possível descolamento de retina.
O ideal é realizar a ação de maneira lenta, com pouquíssima força e o mínimo de contato. Jamais utilize as unhas ou force os dedos contra a região do globo ocular, sob o risco de perfurá-lo.
4. Não utilizar nenhum objeto é fundamental
Por falar em perfuração, o uso de objetos e acessórios para aliviar a sensação de coceira é extremamente prejudicial. Em primeiro lugar, eles podem não estar devidamente limpos, com isso, favorecer infecções.
Além de tudo, não há dispositivos específicos e recomendados para coçar os olhos. Portanto, qualquer possibilidade é mera adaptação que oferece grandes riscos.
Sendo assim, não coce a área com ajuda de lentes de contato, cabo dos óculos ou, muito menos, com objetos perfurantes.
5. Procurar um oftalmologista permite identificar as causas
Muitas questões fisiológicas podem causar a sensação de coceira. A síndrome do olho seco, por exemplo, aumenta o atrito na área, favorecendo a irritação e a urgência em coçar.
Além disso, a presença de corpos estranhos, a conjuntivite, o ceratocone e várias outras condições podem ser as responsáveis.
Por isso, um dos cuidados para tomar ao coçar os olhos é procurar um oftalmologista, que realizará exames e indicará quais são as causas e as medidas de tratamento ou contenção da situação.
Conhecendo os cuidados para tomar ao coçar os olhos, é possível proteger a saúde da visão e essas estruturas tão delicadas.
Conte, nos comentários, se você tem esse hábito e se restou alguma dúvida sobre o tema.