Frequentemente confundida com o terçol, o calázio é uma lesão da pálpebra que ocorre a partir de uma inflamação da glândula de meibômio – aquela responsável pela produção do líquido que lubrifica os olhos, chamado de secreção sebácea, localizado atrás dos cílios.
Quando ocorre uma inflamação nessa região, a saída de secreção é obstruída. Por conta dessa falta de liberação de secreção, um nódulo é formado na região da pálpebra; esse é o calázio.
Sintomas
Além do inchaço na região da pálpebra, outros dois sintomas são:
- Vermelhidão;
- Sensibilidade nos olhos.
Os médicos que podem ajudar nessa situação, além do oftalmologista, são o clínico geral e o dermatologista. A partir de um exame de pálpebra é possível confirmar o diagnóstico – e vale ressaltar que em nenhuma circunstância o local deve ser espremido.
Tratamento
Em um terço dos casos, o calázio é resolvido de maneira espontânea a partir do uso de compressas quentes duas ou três vezes ao dia, de cinco a dez minutos.
Se os sintomas persistirem, é possível realizar uma cirurgia para desobstruir a glândula. Porém, nos casos de inflamação muito próxima ao ponto lacrimal, existe o risco de lesão cirúrgica, sendo mais indicado a realização de uma injeção de esteroides no local.
Prevenção
Algumas formas de evitar a ocorrência de calázio são:
- Manter as mãos higienizadas;
- Evitar contato no local que aparecer a lesão.
É importante sempre buscar a ajuda de um médico assim que sejam notados os primeiros sintomas. O profissional poderá confirmar se é realmente um calázio ou não.
Uma resposta
Foi útil a pesquisa