Conteúdo

Cuidando dos olhos no inverno 

Quais são os problemas de visão mais comuns no inverno? 

1. Ressecamento dos olhos 

No inverno, o ar tende a ficar mais seco devido ao uso de aquecedores e à baixa umidade do ambiente, podendo causar ou agravar a Síndrome do Olho Seco, condição em que os olhos não produzem lágrimas suficientes. 

Para quem usa lentes de contato, a combinação de ar seco e frio pode causar desconforto, ressecamento e maior risco de infecções. É essencial seguir uma rotina de higiene e aumentar o uso de lubrificantes oculares para manter os olhos hidratados. 

2. Conjuntivite 

O frio intenso pode irritar a superfície ocular e causar inflamações. Além disso, em ambientes fechados, a proximidade com outras pessoas aumenta a exposição a vírus e bactérias, elevando o risco de conjuntivite, infecção que causa nos olhos vermelhidão, coceira e secreção. 

3. Alergias oculares 

Devido ao fato de passarmos mais tempo em locais fechados ou com pouca circulação de vento e ar, os nossos olhos ficam mais suscetíveis às alergias.  

Além disso, pessoas que já possuem quadros alérgicos como rinite ou sinusite, têm maiores chances de desenvolver alguma alergia ocular. Alguns dos sintomas mais comuns são: coceira, lacrimejamento, sensibilidade à luz, ardência, irritação e vermelhidão nos olhos. 

4. Conjuntivite alérgica 

Apesar de ser comum no inverno, a conjuntivite alérgica tem uma tendência a ser predominante no verão e na primavera, devido ao crescimento de pólen no ar.  

No entanto, o clima seco e úmido do inverno, também contribui para essa condição, fazendo com que o olho fique mais seco e com pouca lubrificação. 

Assim, os olhos ficam mais suscetíveis a fatores alergênicos externos, como poeira, ácaro e pólen, alguns medicamentos ou alimentos. 

Como prevenir problemas oculares durante o inverno? 

Para proteger os olhos durante o inverno, algumas medidas simples podem ser tomadas: 

  • Hidratação: use umidificadores de ambientes internos e colírios lubrificantes. 
  • Proteção UV: utilize óculos de sol com proteção UV, especialmente em dias de sol. 
  • Higiene: lave as mãos frequentemente e evite tocar os olhos para prevenir infecções. 
  • Não compartilhe objetos pessoais: esse hábito pode contribuir para o surgimento de infecções. 
  • Mantenha as roupas de cama limpas: os travesseiros são grandes transmissores de fungos e bactérias, por isso, trocar as fronhas e lençóis a cada 7 dias. 

Se você precisa de atendimento, as unidades do Grupo HOSP estão prontas para oferecer serviços oftalmológicos de qualidade. Junto aos nossos profissionais qualificados e infraestrutura tecnológica, contamos com uma abordagem abrangente para atender às suas necessidades visuais. 

Agende agora mesmo o seu check-up ocular conosco clicando aqui. 

Esse conteúdo foi útil? Compartilhe a informação com outras pessoas. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta