Conteúdo

É verdade que o estrabismo em crianças sara sozinho?

Uma das principais preocupações de pais quando os filhos são diagnosticados com estrabismo é buscar tratamento e se o estrabismo sara sozinho. A doença consiste no distúrbio dos músculos oculares, que não funcionam em harmonia.

Convergente, divergente e vertical são diferentes tipos de estrabismo. Isto sem falar que existe a possibilidade da combinação em que um olho vai em direção ao nariz e e o outro para cima. A doença pode aparecer em apenas um olho ou em ambos, e também de forma contínua ou somente de vez em quando.

Lembrando que a doença pode estar presente já no início da vida da criança ou surgir na infância. Por exemplo, é comum que bebês com até seis meses tenham algum desvio nos olhos, pois os músculos oculares ainda estão em fase de desenvolvimento. Após esta fase, os pais precisam manter a atenção e verificar se é preciso levar a criança a um oftalmologista para um diagnóstico mais apurado.

Lembrando que o estrabismo tem cura quando é diagnosticado até os sete anos de idade. Veja, abaixo, outras considerações sobre a doença e se o estrabismo sara sozinho.

Estrabismo sara sozinho é um mito

Um dos mitos mais comuns em relação à doença é que o estrabismo sara sozinho. Na criança, se o olho desviado não for logo tratado a visão não se desenvolverá e isso pode levar a uma deficiência permanente, denominada de ambliopia. A ambliopia tem várias causas, mas a principal é o diagnóstico de estrabismo.

Para diagnosticar corretamente é indispensável buscar um oftalmologista de confiança, pois o estrabismo é uma doença que precisa de tratamento desde cedo para que seja feita a correção. Como não é possível evitar o estrabismo, desde o nascimento a criança deve ser acompanhada por um oftalmologista para identificar possíveis sintomas de estrabismo.

Como funciona o tratamento da doença

O tratamento do estrabismo vai depender do tipo de estrabismo e da idade da criança. Nestes casos, é muito importante buscar por um oftalmologista especializado em crianças para que os exames de rotina ajudem a identificar qualquer desvio do olhar e a evolução da doença seja acompanhada por um especialista.

Uma das formas de tratamento é o uso do tampão para que o estrabismo seja curado. Óculos também são usados no tratamento da doença e, dependendo, a criança precisará fazer exercícios com as vistas para auxiliar no tratamento da doença.

No entanto, na maioria das vezes o tratamento mais comum é o cirúrgico. Lembrando que o tratamento para o estrabismo depende do problema que foi diagnosticado. A cirurgia trata os músculos que movimentam os olhos, pois, com o passar do tempo, a atrofiação não é reversível. É necessário se internar e a recuperação tende a ser rápida.

Viu só porque achar que o estrabismo sara sozinho é um mito? Não deixe de buscar ajuda quando reparar que seu filho está com sintomas, assim o tratamento será realizado o mais rápido possível. O sucesso do tratamento depende disso! Acesse nosso blog para ler sobre como cuidar da sua saúde ocular.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta