Conteúdo

Exercícios fáceis para relaxamento dos olhos

Viver em contato constante com tecnologias como computadores, tablets e smartphones tem exigido muito dos nossos olhos. Trabalhar o dia todo no computador, por exemplo, é algo bastante comum em diversas profissões hoje em dia.

Por causa desses novos hábitos, que obrigam nossos olhos a se adaptarem ao brilho da tela e a focar em um único lugar durante horas, a saúde ocular de muitas pessoas pode ser prejudicada a longo prazo.

Um dos problemas mais comuns causados pelo excesso de telas é a Síndrome da Visão de Computador (SVC), nós já falamos sobre ela aqui no blog. Agora vamos aos exercícios!

O que fazer para relaxar os olhos?

Uma forma de amenizar o cansaço visual causado pelo excesso de tecnologia é fazendo exercícios oculares. Vamos aprender alguns deles? Esses podem ser realizados em qualquer lugar e com muita facilidade:

  • Palming: sente-se de forma confortável, feche os olhos e coloque as palmas das mãos sobre os olhos, ficando em completa escuridão. Relaxe nessa posição por um ou dois minutos. Lentamente, tire as mãos do rosto e abra os olhos novamente;
  • Quatro direções: com a cabeça parada olhe para o ponto mais distante que puder. Depois olhe para cima, para baixo, esquerda e direita, segurando os olhos por 3 segundos em cada direção. Repita o exercício 3 vezes;
  • Massagem nas órbitas: usando os polegares, massageie com movimentos circulares toda região abaixo das sobrancelhas, indo do começo do nariz até as pálpebras;
  • Balanço: estique os braços para frente com os polegares para cima, mais ou menos a 40 cm de distância do rosto. Mantendo o olhar nos polegares, e sem mover o braço, balance a cabeça de um lado para o outro. Esse movimento exercita o foco e o movimento lateral dos olhos. Repita por 30 segundos.
  • Focalização: estique o braço direito deixando o dedo indicador na altura dos olhos. Com o braço esquerdo faça a mesma coisa, mas deixando o indicador na metade da distância. Agora foque sua visão em um dedo de cada vez, e fique alternando entre eles por um minuto;
  • Pisca pisca: relaxando os músculos faciais, abra e feche as pálpebras cerca de 20 vezes. Faça isso devagar, suavemente e sem esforço. Esse exercício estimula a circulação de sangue e ajuda a lubrificar os olhos, prevenindo a síndrome do olho seco.

Esses exercícios, quando feitos pelo menos uma vez por semana, aliviam o estresse e a tensão na região dos olhos, proporcionando uma melhora no sintoma de vista cansada e prevenindo maiores problemas no futuro.

No entanto, vale lembrar que, a prática desses exercícios não cura os problemas visuais, apenas ameniza certos incômodos e auxilia no cuidado da saúde ocular. Todo o cuidado com a vista deve ser acompanhado por um profissional, por isso, em caso de qualquer desconforto busque a ajuda de um oftalmologista.

Compartilhar:

2 respostas

  1. Alguns anos sofro com ressecamento ocular,após cirurgia de catarata oftalmologista disse vida normal perguntei sobre uso de celular em uso moderado,ok
    Passei a sentir muito mais olhos ressecados mesmo após uso de vários colirios,gel 2x dia sem a explicação sobre tempo de uso do colirio e gel.
    Qualquer atividade olhar fixo,Sinto como se meus olhos tivessem cortina plástica que retrai a ponto de não continuar tarefas ou diversão que tenha olhar contínuo. Pf a sensação é incomoda demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta