Apesar de pouco conhecido, o Nistagmo é uma condição ocular que pode variar de acordo com alguns fatores. Entre eles: direções, velocidade e formas. A seguir você irá entender todos eles.
O que é
O Nistagmo é uma dificuldade em focalizar as imagens. Isso ocorre por oscilações rítmicas, involuntárias e repetidas dos olhos. Podem ocorrer de um lado para o outro, de cima para baixo ou em movimentos circulares.
Quais os tipos
O Nistagmo possui três tipos:
- Nistagmo manifesto: é ininterrupto;
- Nistagmo latente: pode ocorrer quando um olho é coberto;
- Nistagmo manifesto-latente: também é ininterrupto, porém, piora quando um olho é coberto.
Além dos movimentos involuntários, essa condição impacta os pacientes psicologicamente. Isso porque a autoestima é afetada de forma negativa.
Qual causa
As causas mais comuns são: labirintite, maculopatias, albinismo e patologias neurológicas. Apesar de serem causas mais comuns, existem diversas doenças que podem acarretar essa condição.
O Nistagmo pode ocorrer em crianças. Diferente dos adultos, a causa pode ter relação entre a comunicação do cérebro com os olhos ou alguma patologia. Entre elas: catarata, glaucoma, desordens de retina, albinismo e Síndrome de Down.
Tratamento
Assim que perceber os sintomas, procure um oftalmologista. Ele poderá indicar o exame correto para o diagnóstico. Em parceria com um neurologista, junto a exames de imagem, será possível verificar corretamente o tipo de Nistagmo e descartar outras patologias.
A partir disso, eles podem utilizar a medicação adequada para estimular o sistema neurotransmissor, o posicionamento da cabeça e até das bases deslocadas temporalmente.