Como o nome sugere, a fisioterapia ocular tem o mesmo princípio de outras modalidades da fisioterapia – o fortalecimento. Vamos entender um pouco mais sobre essa categoria e quando ela é indicada
O que é
Esse tratamento não cirúrgico, busca melhorar a movimentação ocular. Utilizar essa técnica pode ajudar a tratar distúrbios visuais.
O oftalmologista pode solicitar a fisioterapia para os olhos. Podendo ser empregada para acelerar a reabilitação ocular do paciente.
Quando é indicado?
Ela pode ser indicada a partir dos seguintes sintomas:
- Visão dupla;
- Sensação de cansaço visual;
- Dores de cabeça na região cervical e na região dos olhos;
- Omissão de palavras ou letras ao ler;
- Salto de linhas durante a leitura;
- Lapsos de atenção;
- Dificuldades para transcrever textos;
Como é feito
O primeiro passo é fazer uma avaliação da visão. Para isso, é necessário ir até um profissional especialista em fisioterapia dos olhos. Ele irá analisar se existem problemas com a movimentação ocular. Se detectado, será criado um plano de tratamento específico. Lembrando que cada paciente deve ter o seu próprio.
As sessões são individuais e de curta duração. Alguns dos recursos que podem ser utilizados são: terapia manual ocular, barra de prismas, teste de visão em 3D, exercícios oculomotores. No dia a dia também é possível adicionar alguns exercícios simples para contribuir com a recuperação do fortalecimento dos olhos.
2 respostas
Onde encontrar um fisioterapeuta ocular?
Sou fisioterapeuta neurofuncional e atuo na área de fisioterapia ocular/oftalmica! @dradanidias