Os erros refracionais são condições que impedem que as imagens sejam formadas de maneira nítida na retina dos olhos. Eles podem acontecer porque a imagem se forma atrás da retina ou então um pouco antes, evitando a focalização de perto e/ou de longe.
Como na infância os olhos ainda estão se desenvolvendo, é muito comum ver casos de erros desse tipo em crianças. Eles merecem atenção especial tanto para que possam ser corrigidos de maneira antecipada, como também para impedir a perda de qualidade de vida e desempenho.
Sabendo disso, veja a seguir quais são os erros desse tipo mais comuns em crianças.
Astigmatismo é o mais comum entre os erros refracionais
Quando se fala em erros refracionais comuns em crianças, o astigmatismo surge como a possibilidade que acontece com maior frequência. Esse problema é causado por algum tipo de deformação na córnea, fazendo com que ela não seja tão esférica e, com isso, não consiga um processo de refração tão adequado.
Ele causa problemas para enxergar de perto e de longe e pode exigir desde o uso de lentes corretivas até cirurgias em geral. Como muitas vezes está associado ao crescimento da córnea e a deformações pontuais, ele pode regredir de maneira espontânea.
Hipermetropia também ganha destaque
Outro erro refracional comum na infância consiste na hipermetropia. De uma forma geral, é possível dizer que toda criança com condições normais de saúde possui esse tipo de desvio, mas somente em graus mais avançados é necessário realizar a correção.
Ela acontece porque o olho é ligeiramente menor do que o outro, fazendo com que a criança tenha que “compensar” a visão de um deles.
Gera especial dificuldade em ver de perto e pode fazer com que a criança fique estrábica, além de com dores de cabeça e muitas dificuldades na escola.
Miopia pode atrapalhar desenvolvimento
Por falar em escola, o desempenho escolar pode ser diretamente afetado pela miopia. Esse erro consiste na dificuldade em enxergar de longe e é causada por questões ligadas à curvatura da córnea ou quanto ao alongamento do globo ocular.
Suas causas específicas não estão completamente definidas, mas ela gera especial dificuldade em enxergar o quadro de tarefas na escola, por exemplo. Pode ser corrigido com lentes ou então com cirurgia, dependendo do grau e do caso.
Anisometropia merece atenção
A anisometropia é um dos erros refracionais menos conhecidos entre as crianças, mas que precisa de especial atenção. Esse erro é causado quando os olhos possuem graus muito distintos entre si, levando ao famoso olho preguiçoso. Essa é uma situação que pode fazer com que a criança fique estrábica e com muita dificuldade de realizar tarefas cotidianas.
Embora essa condição não seja totalmente incomum — principalmente no começo da vida, quando os olhos ainda estão se desenvolvendo — ela precisa ser descoberta o quanto antes. Do contrário, os olhos podem se desenvolver com essa grande diferença, tornando-a mais difícil de ser corrigida.
Os erros refracionais mais comuns em crianças são o astigmatismo, a hipermetropia, a miopia e anisometropia. Sabendo disso, é importante fazer consultas regulares com um oftalmologista para evitar a progressão de qualquer um desses casos.
Tem alguma dúvida específica sobre alguns desses erros? Comente e participe!