3 problemas de visão que causam enxaqueca

Já passou por uma crise de enxaqueca? Quem já passou sabe o quão sofrido é. Muitas pessoas ficam completamente sensíveis à luz ou mal conseguem levantar para fazer qualquer coisa.

Mas será que problemas na vista podem estar associados à enxaqueca? Sim, a resposta é sim. Alguns problemas de vista podem acabar causando enxaqueca.

A seguir, você confere 3 problemas de visão que podem causar enxaqueca.

Mas, antes, o que é enxaqueca?
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça bastante acentuada e intensa. É comum ouvir os pacientes relatando que sentem a cabeça latejar em uma determinada região.

As causas que levam à enxaqueca são altos níveis de inflamação, picos de estresse, alteração dos níveis dos neurotransmissores, como a serotonina, por exemplo, e alterações hormonais que podem ser ocasionadas pela dieta (ou a falta dela, em casos de jejuns intermitentes).

Alguns dos sintomas bastante comuns da enxaqueca, além da dor intensa, náuseas, perda de apetite ou dor de estômago, sensibilidade à luz e ao som, visão turva, tontura, incapacidade de concentrar e falar.

Sabendo o que é a enxaqueca e seus sintomas, a seguir você confere os problemas de visão que podem causar a enxaqueca.

1. Miopia

Pode ser que você tenha passado por um longo período de exposição fazendo um esforço grande para enxergar alguma coisa de longe. Com a visão turva, não enxergando direito, é comum que façamos um esforço, como por exemplo, espremendo os olhos para tentar focar objetos distantes.

Esse esforço contínuo pode levar, ao final de um período, a sentir uma dor de cabeça intensa, que pode se tornar facilmente uma enxaqueca.

Por esse motivo, a visita ao oftalmologista tão logo que você sinta esse desconforto ao enxergar é primordial. Além de ser diagnosticado corretamente e corrigir facilmente esse problema de vista, você evita demais problemas de saúde, como a enxaqueca, por exemplo.

2. Hipermetropia

É cada vez mais comum ouvirmos as pessoas reclamando de dor de cabeça, que muitas vezes podem ser potencializadas e se tornarem uma enxaqueca, após um dia inteiro de estudos ou trabalho. Geralmente, essa enxaqueca está relacionada à hipermetropia, problema na vista que atrapalha as pessoas a focarem os objetos de perto.

Sendo assim, ao estudar por longos períodos, ou trabalhar durante um dia inteiro encarando a tela de um computador, forçando a visão para focar os objetos, pode proporcionar uma dor de cabeça forte ao final do dia.

3. Astigmatismo

Outro problema de visão bastante comum que pode acarretar em enxaqueca é o astigmatismo. Nesse caso, o paciente encontra dificuldades para enxergar tanto os objetos de longe, quanto de perto.

É comum que pacientes com astigmatismo sintam mais dores de cabeça por conta do esforço constante que eles têm que fazer para poder focar os objetos. A boa notícia é que todos esses problemas de vista são facilmente corrigidos com o uso de lentes, o que pode ajudar significativamente a reduzir as enxaquecas e demais dores de cabeça.

Tem alguma dúvida específica sobre algum problema de vista que pode causar enxaqueca? Deixe aqui nos comentários.

Identificou-se com esses sintomas e está precisando checar sua vista? Entre em contato conosco. Estamos aqui para promover seu bem-estar.