5 dicas de como perder o medo da cirurgia ocular

Sabemos que, ao falar sobre a cirurgia ocular, além das dúvidas, vem o medo. Hoje, iremos apresentar cinco dicas para que você não tenha preocupações sobre esse procedimento.

1 – Taxas altas de sucesso pós-operatório

Diferente de outros tipos de cirurgia, a maioria das oculares possui uma taxa alta de sucesso. Por isso, são raros os casos de complicações pós-operatórias. Um exemplo são as cirurgias de correção de grau. Elas possuem um índice de sucesso superior a 90% e apenas 2% mantém algum grau residual.

Uma dica é pesquisar sobre o local que irá realizar o procedimento e sobre o cirurgião.

2 – A volta às atividades do dia a dia ocorre rapidamente

Em geral, após o procedimento cirúrgico ocular, o médico irá indicar o que fazer no pós-operatório. Seguir suas orientações é fundamental para sua recuperação. Normalmente, são indicados colírios e orientações para evitar atividades intensas.

Seguindo rigorosamente as indicações do oftalmologista, sua recuperação poderá ocorrer em poucos dias ou semanas. Claro que isso também dependerá do tipo de cirurgia e doença.

3 – As cirurgias costumam ser rápidas e indolores

Todas as cirurgias oculares são indolores. Isso porque o cirurgião sempre aplica uma anestesia local para que você não sinta nada.

Esse tipo de procedimento também é feito rapidamente, e nem sempre há a necessidade de internação.

4 – A cirurgia só é feita após você tira todas as suas dúvidas

As consultas pré-operatórias são fundamentais para garantir que você entenda todo o processo. E, claro, todos os exames são solicitados para confirmar a necessidade de um procedimento cirúrgico. O oftalmologista garante o seu bem-estar para que você fique tranquilo e se sinta seguro em todo processo.

5 – Sua qualidade de vida vai aumentar

Não podemos esquecer do quanto sua vida será impactada positivamente com cirurgias oculares. Esses procedimentos podem ajudar na saúde geral do paciente, e é uma das premissas do Grupo Hospital de Olhos de São Paulo.

Além disso, controlam doenças e evitam seu avanço. Esse é o caso da cirurgia de catarata um procedimento que pode evitar a cegueira. E nos casos de cirurgias refrativas, você não irá ficar dependente de óculos ou lentes de contato para enxergar.