Campanha Junho Violeta

O mês de junho é caracterizado pelas tradicionais festas juninas. Neste mês, também é marcado por debates sobre temas fundamentais para a saúde ocular como o Junho Violeta, que tem como intuito alertar a população sobre o ceratocone doença que atinge uma em cada vinte mil pessoas no Brasil, sendo a principal causa de transplante de córnea.

A Campanha Violet June, criada em 2018 é promovida mundialmente pela Keratoconus Awareness Campaign. No Brasil, a Campanha tem o apoio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e de outras entidades oftalmológicas.

A mensagem principal é: “Esfregar ou coçar os olhos prejudica a visão! Desinformação pode prejudicar mais que a doença”.

Afinal, o que é Ceratocone?

Trata-se de uma doença degenerativa. Caracterizada por um afinamento e um aumento na curvatura da córnea, membrana transparente que protege o olho. Este formato cônico da córnea induz a um astigmatismo alto e irregular que distorce a imagem captada pelo olho em maior intensidade, dependendo da quantidade de tecido corneano afetado. O ceratocone geralmente tem um pico de desenvolvimento na faixa etária que vai do início da adolescência até aproximadamente os 30 anos de idade.

Quais são os principais sintomas:

• Dificuldade contínua para enxergar;
• Sensibilidade à luz;
• Coceira excessiva nos olhos;
• Baixa acuidade visual;
• Irritação visual;
• Fadiga visual.

Diante desse cenário, é importante sanar as dúvidas referentes ao assunto com um oftalmologista especialista em córnea, entendendo os sintomas de cada um desses problemas, para conseguir identificá-los e tratá-los corretamente. Nós do Grupo Hosp apoiamos essa causa: “O cuidado com a saúde é um gesto de amor à vida”.
Para um diagnóstico correto, agende sua consulta com o Hospital de Olhos de São Paulo clicando aqui.

Hospital de Olhos
MENU