Fotocoagulação a Laser: o que é?

A fotocoagulação a laser é um procedimento utilizado no tratamento de doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho localizados na retina. O nome pode ser complicado, mas é algo bastante simples e seguro.

Antes de seu surgimento, a maior parte das doenças de retina não tinham um tratamento eficaz. Mas graças ao avanço tecnológico da medicina, hoje, muitas doenças retinianas podem ser tratadas através desse método.

Como a fotocoagulação a laser é feita?

O laser, que pode ser verde, azul ou infravermelho, é aplicado nas regiões afetadas da retina causando pequenas cauterizações. O procedimento todo é simples, rápido, e não requer internação. Dura em média 10 minutos e não é preciso realizar nenhum preparo ou jejum.

É realizado somente após anestesia, que, na maioria das vezes, é feita através de gotas de colírio, o que torna o processo indolor. Já no dia seguinte o paciente pode voltar às suas atividades normais.

Doenças tratadas com fotocoagulação a laser

A fotocoagulação a laser é utilizada no tratamento de diversas doenças da retina, algumas delas são:

• Retinopatia Diabética: a diabetes descontrolada pode levar à proliferação de vasos sanguíneos anômalos na retina. São vasos finos e fracos que, ao sangrar, podem causar prejuízo irreversível para a visão. Nestes casos, a fotocoagulação a laser é capaz de reduzir o crescimento desses vasos evitando novos sangramentos.
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade: apesar de indicada com menos frequência e ser substituída pela injeção intravítrea em diversos casos, a fotocoagulação a laser também pode ser usada em alguns casos de DMRI. Normalmente é usada em situações em que o paciente não responde bem à terapia com medicamentos anti-VEGF intravítreas.
  • Glaucoma: caracteriza-se pelo aumento da pressão intraocular a níveis que podem lesionar o nervo óptico. Em casos específicos de glaucoma neovascular, a proliferação dos vasos pode ser controlada com a fotocoagulação. O laser ainda pode ser usado para reduzir diretamente a pressão intraocular (procedimento conhecido como trabeculoplastia a laser).

Orientações aos pacientes:

• No dia do exame, o paciente deve estar acompanhado e não dirigir, pois fará dilatação da pupila;
  • Após a aplicação do laser, poderá haver sensibilidade à luz e visão turva por algumas horas;
  • Podem ocorrer também alterações na adaptação da visão, ao mudar de ambiente claro para escuro e restrição do campo visual.

Uma resposta

1. Realmente o laser apos ser feito sentimos sensinbilidade a claridade e, muitas vezes sentimos um efeito de ambiente. E o laser no meu caso 500 disparos. Incomoda tipo choques mas quem precisa tem q enfrentar