mulher colocando lentes de contato

O uso inadequado das lentes de contato pode te fazer perder a visão.

Não é novidade para ninguém que o olho é uma das partes mais frágeis do nosso corpo. O cuidado e a proteção devem ser constantes, ainda mais para quem usa lentes de contatos. Querendo ou não, ela é um material estranho nos nossos olhos e seu uso inadequado pode resultar em doenças oculares bem sérias, podendo levar até a perda da visão.

Lentes com prazo de validade vencido ou com higienização mal feita pode te levar a alterações sérias nos olhos. Isso pode ser extremamente perigoso para você e sua saúde ocular. Mas agora está na hora de conhecer os principais riscos do uso inadequado da lente de contato e como se prevenir, tomando os cuidados certos.

Os principais riscos do uso inadequado das lentes

Não sendo usada da maneira correta, a lente pode causar sérios problemas à visão, como infecções oculares, alergias, podendo em alguns casos até cegar. Algo que muita gente faz e é extremamente errado é ficar com a lente além do prazo de validade ou passar a noite com ela. Esse último caso, segundo matéria do O Globo, corresponde por 35% das alergias oculares e 20% da contaminação nos olhos por manuseio inadequado.

Além disso, outra ameaça nesses casos é a possível inflamação dos olhos e outras alterações oculares, como conjuntivite. E isso pode se agravar muito mais quando o micro-organismo, bactéria, fungo ou vírus vai em direção ao globo ocular. Nessa situação, você pode perder até mesmo sua visão e, em casos mais alarmantes, o órgão.

Quais cuidados tomar?

Antes de colocar e retirar as lentes, lave bem as mãos e em seguida, ao retirá-la, higienize a lente com a solução específica recomendada pelo médico. A solução multiuso é a única que não causa o acúmulo de bactérias e micro-organismos. Nem mesmo o soro e a água se salvam dessa.

Para quem usa maquiagem, a dica é colocar as lentes antes de passar ou tirar a maquiagem. E sempre é bom ter em mente que não é recomendado dividir produtos como rímel, lápis de olho, entre outros. Afinal, eles podem aumentar ainda mais o risco de se transmitir conjuntivite.

Então, esses são os cuidados gerais: fazer a limpeza com o produto recomendado, evitar dormir com as lentes, se atentar aos prazos de validade e ficar de olho nas especificações do fabricante.

Hospital de Olhos
MENU