olho inchado

Olho inchado: causas e tratamento

olho inchado

É normal acordar com os olhos um pouco inchados e vermelhos. Mas esses são sintomas que desaparecem em poucos minutos, depois que tomamos banho ou lavamos o rosto. Quando o inchaço é um sintoma, ele geralmente significa acúmulo de fluidos na região. Isso pode ser devido a inflamações ou outras condições de saúde. Desde as mais simples, até as mais perigosas. Por isso, é importante que, se você notar um inchaço persistente na região dos olhos, procure um médico oftalmologista o mais rápido possível.

Pensando nisso e nos diferentes cenários que podem provocar essa situação, preparamos um texto completo. Veja agora quais são as causas e tratamentos para olho inchado.

Terçol provoca inchaço nos olhos

O terçol é identificado pelo surgimento de uma protuberância nas pálpebras superiores ou inferiores. Em alguns casos, esse pode ser o único inchaço do quadro, mas é possível que toda a pálpebra aumente ligeiramente de volume também. Em ambos os casos, os olhos ficarão vermelhos, podem coçar e apresentar incômodos ao piscar.

A boa notícia é que essa não é uma situação grave e que deve desaparecer em poucos dias. Não existe um tratamento melhor que o tempo. Mas para aliviar os sintomas e o incômodo, compressas quentes são ideais.

olho inchado

Olho inchado pode ser conjuntivite

A conjuntivite está entre as doenças oculares mais comuns que existem. Entre os sintomas estão olho inchado, vermelhidão, sensação de areia nos olhos, sensibilidade aumentada à luz. Dependendo do tipo de conjuntivite — alérgica, bacteriana ou viral — também podem existir quantidades diferentes de secreções. Nesse caso, o melhor tratamento só poderá ser recomendado por um médico oftalmologista. Ele será responsável por identificar o tipo da doença e como proceder para que ela desapareça.

Herpes também atinge os olhos

A herpes é uma doença relativamente comum e na maioria das vezes apresenta sintomas nos lábios. Mas o que muita gente não sabe, é que essa infecção pode atingir os olhos também. Na realidade, ela pode provocar uma inflamação na córnea que tem sintomas parecidos com os da conjuntivite. Entre eles está o olho inchado, mas também feridas dolorosas nas pálpebras e dificuldade para enxergar. Em casos graves, a visão pode ser comprometida até o ponto de indicar um transplante de córnea. Por isso, é fundamental procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Tumores oculares são graves e merecem atenção

Um tumor ocular é algo extremamente perigoso. Não apenas para a saúde em geral, mas pela capacidade em enxergar, uma vez que se descobertos tardiamente, podem provocar a perda do órgão. Mas a verdade é que o olho inchado não está entre os sintomas mais comuns desses casos. Entretanto, essa causa está nessa lista, pois é possível que protuberâncias provocadas por tumores sejam confundidas com inchaços. Portanto, se essa for a sua suspeita, o atendimento de urgência é o caminho mais seguro para a sua saúde.

O olho inchado pode ser um sinal de que algo está errado. Em todos os casos, é importante ressaltar que o tamanho dos olhos não é proporcional à gravidade do problema. Grandes inchaços podem ser tratados com compressas quentes, como é o caso da conjuntivite, enquanto pequenas protuberâncias podem ser sinal de que algo grave está por trás das suas pálpebras.

Você já notou o olho inchado em formas que vão além da normalidade? Compartilhe a sua história nos comentários.

Hospital de Olhos
MENU