Conteúdo

Pressão alta e visão: cuidados necessários

Você sabia que cerca de 25% da população brasileira sofre de hipertensão arterial?

A doença, também conhecida por “pressão alta”, quando não controlada pode causar diversas consequências para o paciente, afetando, inclusive, a saúde ocular.

O que a hipertensão causa nos olhos?

Um caso que acontece com mais frequência nas pessoas com hipertensão arterial é a oclusão ou entupimento da veia da retina, que pode ocorrer na veia central ou em um ramo da mesma. É uma doença que não causa dor, mas piora a visão.

O aumento da pressão arterial também pode causar severas consequências à saúde ocular, como deslocamento de retina, hemorragia vítrea, catarata e glaucoma.

Além disso, em casos onde a pressão arterial fica muito alta, pode-se ocorrer um edema, o que nada mais é que um inchaço no nervo óptico. A partir desta situação, a visão pode ser comprometida, levando a pessoa a enxergar vultos e até mesmo desenvolver a chamada “Retinopatia Hipertensiva”.

Retinopatia Hipertensiva: o que é?

É uma doença causada pelo aumento da pressão arterial nos vasos sanguíneos, responsáveis por irrigar e drenar a retina.

A Retinopatia Hipertensiva pode se manifestar de duas formas: crônica (decorrente da elevação persistente da pressão arterial) e aguda (secundária à elevação abrupta da pressão arterial).

Sintomas da Retinopatia Hipertensiva

Nas fases iniciais, a Retinopatia Hipertensiva não apresenta sintomas. Já nos estágios mais avançados ela pode causar visão turva, dores de cabeça, fotofobia e perda de acuidade visual.

Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante, pois assim como a hipertensão arterial, sua manifestação ocular também é silenciosa.

O diagnóstico é feito através da fundoscopia ou exame de fundo de olho, que é capaz de avaliar a parte posterior do globo ocular, analisando o nervo óptico, as principais veias, artérias e a mácula, parte central da retina.

Tratamento da Retinopatia Hipertensiva

Todo o tratamento da Retinopatia Hipertensiva vai depender do seu estágio de evolução. De modo geral, o tratamento é feito através do controle da pressão arterial, e monitoramento de comorbidades que podem potencializar os malefícios da pressão alta, como a diabetes, a obesidade e o tabagismo.

É possível identificar pressão alta pelos olhos?

Sim! Você sabia que a fundoscopia permite identificar não apenas alterações na saúde ocular, mas também disfunções de diversos órgãos do corpo? Até mesmo a hipertensão arterial.

Além disso, exame de fundo de olho também é responsável por apontar doenças como diabetes, sífilis, linfomas e até toxoplasmose, além de problemas oftalmológicos como o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DRMI).

Compartilhar:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta