Qual o preço de uma consulta oftalmológica?

Você já vem sentindo há algum tempo, um certo incômodo nas vistas? Está com dificuldades para enxergar à distância ou sente dores de cabeça ao final de um dia inteiro de trabalho ou leitura?

Já parou para avaliar há quanto tempo você está prorrogando os cuidados com a saúde dos seus olhos? Talvez esteja na hora de realizar uma consulta oftalmológica. É comum encontrar pessoas negligenciando a saúde dos olhos e protelando uma consulta oftalmológica por receio dos valores que serão cobrados.

Mas, será que esse pensamento não está equivocado e protelar a consulta oftalmológica pode prejudicar ainda mais sua saúde ocular? Descubra a seguir.

Quanto vale uma consulta oftalmológica?

Ao cuidar da saúde dos seus olhos, você precisa ponderar e avaliar primeiramente a qualidade do serviço prestado, bem como a capacidade técnica do médico que irá atendê-lo. Uma consulta oftalmológica tem o seu valor associado à expertise e qualificação profissional do médico que realizará o atendimento, bem como da qualidade técnica que a clínica possui, auxiliando em um atendimento e tratamento eficazes.

Sendo assim, antes de negligenciar os sintomas que estão atrapalhando você a enxergar como deveria, deixando para depois a ida ao oftalmologista, seja por preguiça ou por receio de ter que pagar valores exorbitantes na consulta e nos exames, pondere o risco ao qual você está se expondo em deteriorar ainda mais sua visão e tornar problemas que poderiam ser facilmente tratados em casos irreversíveis.

Desse modo, o valor de uma consulta oftalmológica deve ser analisado pela qualidade técnica do atendimento oferecido para avaliação, diagnóstico e realização de exames, além do conhecimento e especialização profissional do médico.

E qual é o preço de uma consulta oftalmológica?

Como abordado anteriormente, antes de pensar em somente pagar pelo menor preço possível de uma consulta oftalmológica, é sempre bom levar em consideração a qualidade do atendimento que você procura para confiar a saúde dos seus olhos.

É possível encontrar valores extremamente abaixo do praticado pelo mercado, oferecendo uma consulta oftalmológica por R$ 40,00. Apesar de não haver um parâmetro estipulado pelo Conselho Federal de Medicina, valores muito abaixo dos que são usualmente encontrados, merecem sua desconfiança quanto a qualidade do atendimento que será oferecido.

Além disso, é importante levar em consideração o espaço no qual você irá fazer sua consulta oftalmológica. É possível que você consulte seu médico em um consultório equipado para realizar os exames básicos, mas tenha que fazer os demais exames em outra clínica ou hospital.

Em outros casos, pode ser que você já consulte o seu médico em um hospital de olhos, que conta com toda uma estrutura para tratar da sua saúde ocular. Nesses casos, uma consulta pode variar entre R$ 150,00 e R$ 200,00, além dos exames complementares.

Facilidade dos convênios

Lembre-se também que ao marcar sua consulta oftalmológica, você pode contar com o recurso dos convênios de saúde, o que facilita ainda mais a sua escolha e o alivia da preocupação financeira, de ter que gastar muito além do que esperava.

Além disso, ao consultar um oftalmologista que tem parcerias com convênios de saúde, você pode cuidar da saúde da sua visão de forma mais adequada e segura, podendo realizar todos os exames necessários para um diagnóstico acurado.

Tem mais algum critério que você leva em consideração antes de marcar sua consulta oftalmológica? Compartilhe conosco nos comentários.

1. Prezados Senhores,
    Tenho que fazer cirurgia de catarata do olho direito, e estou fazendo exames preliminares para encaminhamento pelo SISREG. Gostaria de saber se a lente à ser implantada é nacional ou importada? Se é gratuita, ou tem custo para o paciente.

2. Boa noite, por favor quero saber quanto custa para fazer o exame de vista com prisma

3. Bom dia gostaria de o valor de uma consulta completa oftalmológica, e as condições dos exames, se possível uma resposta urgente por favor