homem com dor de cabeça segurando óculos

5 fatores que podem prejudicar a saúde dos olhos

saúde dos olhos

A saúde dos olhos precisa ser uma preocupação de toda pessoa que deseje manter a visão tão intacta quanto possível. A falta de cuidado com a saúde em longo prazo, inclusive, pode gerar problemas graves e prejudicar toda a qualidade de vida. Com isso, o melhor jeito ainda é a prevenção e para isso é preciso conhecer o que realmente faz mal para a saúde da visão. Por isso, veja a seguir cinco fatores que podem causar problemas para os olhos.

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como celulares e computador, é um problema relativamente recente, mas que pode causar sérios danos à visão.

O brilho excessivo e o tempo gasto cada vez maior em frente a esses aparelhos fazem com que a visão fique cansada mais facilmente, que os olhos fiquem ressecados e, em caso mais graves, que a retina fique degenerada.

Pouca lubrificação ocular

Uma das consequências do uso excessivo de aparelhos eletrônicos é o ressecamento ocular. Ele é causado pela falta de lubrificação ocular, mas que também pode ser causada por outras situações. Um número de piscadas abaixo da média e a permanência em ambientes fechados que sejam muito quentes ou muito frios também são causas para esse tipo de problema.

O resultado é que os olhos ficam secos, com ardência, coceira, com a visão a embaçada e com a sensação de corpo estranho. Se a Síndrome do Olho Seco já é preocupante por si só, o caso é ainda pior quando se considera que coçar os olhos de maneira intensa pode causar lesões na córnea.

saúde dos olhos

Não utilizar óculos de sol

A radiação ultravioleta é outro fator que pode prejudicar a saúde dos olhos porque pode causar problemas como inchaços, inflamações e até mesmo a catarata.

Como o sol é a principal fonte dessa radiação, a dispensa de óculos com lentes protetoras contra esses raios expõe os olhos a essa radiação. Inclusive, não basta apenas utilizar óculos de sol, já que é preciso que as lentes tenham qualidade garantida – do contrário, o uso desse tipo de óculos é inócuo.

Falta de preocupação com a saúde dos olhos

Mesmo fazendo tudo certo é preciso ficar sempre de olho na saúde. Muitas vezes, uma dor de cabeça ou uma coceira nos olhos podem indicar o surgimento de um problema que pode ser facilmente contornado se identificado rapidamente.

Com isso, um hábito que prejudica bastante a saúde dos olhos é o de não ir a médicos, como oftalmologistas, com frequência. O resultado é que doenças podem se desenvolver e até mesmo chegarem a quadros irreversíveis devido à falta de prevenção ocular.

Carga genética e hereditariedade de problemas oculares

De todos os fatores, a hereditariedade é o único que não pode ser evitado. No geral, a hereditariedade pode causar problemas ligados à retina, à córnea, ao cristalino e assim por diante. Glaucoma, miopia, distrofia das córneas e má formação congênita são apenas alguns dos problemas de saúde que podem aparecer ao longo da vida devido a esse fator.

Apesar disso, a carga genética pode ter seu impacto sensivelmente diminuído se forem feitas consultas regulares para checar a saúde dos olhos. Com uma identificação precoce, é possível iniciar o tratamento o quanto antes e, com isso, aumentar as chances de sucesso.

Os fatores que podem prejudicar a saúde dos olhos estão relacionados tanto a hábitos ruins como à própria carga genética. No geral, proteger os olhos e realizar exames periódicos são atitudes que ajudam a diminuir os riscos do desenvolvimento de uma condição mais grave.

Você possui algum desses fatores na sua rotina? Como anda sua visão? Comente e participe.

 

Hospital de Olhos
MENU